Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Surto de pneumonia afeta hospitais infantis na China

Doença respiratória desconhecida se espalha rapidamente, levantando preocupações sobre origem e contaminação

Postado em: 22-11-2023 às 20h55
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Surto de pneumonia afeta hospitais infantis na China
Foto: Freepik

Um relatório divulgado pelo Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes (ProMed) na última terça-feira (21) revela um surto de pneumonia que está sobrecarregando os hospitais infantis na China. De acordo com o documento, uma doença respiratória não diagnosticada está se espalhando em várias áreas, incluindo Pequim e Liaoning, que estão a quase 800 km de distância uma da outra. A rapidez com que o surto afeta um grande número de crianças, levantando questões sobre a origem e o início da contaminação.

O relatório menciona a falta de informações sobre adultos afetados, sugerindo uma possível exposição nas escolas. As autoridades estão considerando suspender as aulas devido à crescente preocupação. O ProMed destaca a necessidade de informações mais definitivas sobre a causa e a extensão da doença. A incerteza sobre o momento exato do início do surto aumenta a apreensão, enquanto as autoridades tentam conter a propagação da doença.

Em uma entrevista à FTV News, um morador de Pequim descreveu a situação de superlotação em um hospital infantil na última segunda-feira (20), indicando que muitas crianças estão hospitalizadas. Segundo o relato, as crianças não apresentam tosse, mas têm febre alta e muitas desenvolvem nódulos nos pulmões. Outro morador de Pequim afirmou que os pais estão proibidos de relatar casos às escolas e as crianças com sintomas são internadas imediatamente, destacando a gravidade da situação.

Continua após a publicidade

A crise também está afetando o hospital infantil de Dalian, na província de Liaoning, onde dezenas de crianças aguardam tratamento intravenoso enfrentando longas filas de espera de até duas horas. Diante do surto, várias escolas já optaram por cancelar as aulas, enquanto outras estão considerando suspender temporariamente suas atividades. A evolução da situação destaca a urgência de uma resposta eficaz para controlar el compreender este surto de pneumonia que afeta particularmente as crianças na China.

Veja Também