Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

COP28 reúne líderes globais, ativistas e cientistas para avaliar e planejar ações concretas na luta contra a crise climática

Conferência marca um ponto de virada na luta global, destacando a urgência e determinação na enfrentar o desafio climático de nosso tempo.

Postado em: 30-11-2023 às 11h04
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: COP28 reúne líderes globais, ativistas e cientistas para avaliar e planejar ações concretas na luta contra a crise climática
Abertura da COP28 | Foto: COP28 UAE

Com as temperaturas globais atingindo níveis recordes e eventos climáticos extremos afetando pessoas em todo o mundo, a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP28) chega em Dubai em um momento muito importante. Neste encontro, líderes globais, jovens ativistas, representantes de organizações da sociedade civil, empresas e cientistas estarão reunidos para avaliar o progresso do histórico Acordo de Paris, firmado em 2015, e planejar ações concretas para enfrentar a crise climática.

Durante a COP28, que acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, a ênfase estará na redução das emissões de gases de efeito estufa e na proteção de vidas, meios de subsistência e ecossistemas. A ciência destaca a urgência de diminuir a produção de carvão, petróleo e gás, ao mesmo tempo em que a capacidade global de energia renovável, incluindo eólica, solar, hidrelétrica e geotérmica, deve triplicar até 2030. Também é necessário um salto quântico nos investimentos para adaptação às mudanças climáticas e resiliência.

Durante sua recente visita à Antártida, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou a aceleração do derretimento do gelo, alertando sobre as potenciais consequências catastróficas para as comunidades costeiras em todo o mundo. Guterres, que insta a ação imediata, espera que a COP28 resulte em decisões concretas, especialmente em relação à eliminação dos combustíveis fósseis, identificados como a “causa profunda da mudança climática”.

Continua após a publicidade

Em suas palavras, Guterres destaca: “A COP28 deve enviar um sinal claro de que a era do combustível fóssil está sem gás – que seu fim é inevitável. Precisamos de compromissos confiáveis para aumentar as energias renováveis, eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e aumentar a eficiência energética, garantindo ao mesmo tempo uma transição justa e equitativa.” A expectativa é de que a COP28 em Dubai seja marcada como um ponto de virada na luta global contra a crise climática, sinalizando a urgência e a determinação de enfrentar este desafio definidor de nosso tempo.

Veja Também