Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Avião espacial ultrassecreto dos EUA, volta ao espaço neste domingo com ajuda da SpaceX

Os Estados Unidos não compartilham muitos detalhes do X-37B, por isso ele é conhecido como um "ultrassecreto"

Postado em: 09-12-2023 às 11h46
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Avião espacial ultrassecreto dos EUA, volta ao espaço neste domingo com ajuda da SpaceX
Os Estados Unidos não compartilham muitos detalhes do X-37B, por isso ele é conhecido como um "ultrassecreto" | Foto: Reprodução

Neste domingo (10/12), a Força Espacial dos Estados Unidos (USSF) se prepara para iniciar a sétima missão do X-37B, que decola, pela primeira vez, a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX.

Segundo informações do portal Space, o X-37B deve partir do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida (EUA), às 20h14 (horário local) ou 22h14, pelo horário de Brasília.

Em nota publicada em novembro, a Força Espacial dos Estados Unidos informou que o lançamento marcado para este fim de semana tem como objetivo experimentar tecnologias de reconhecimento do domínio espacial e investigar os efeitos da radiação nos materiais da NASA.

Continua após a publicidade

Os Estados Unidos não compartilham muitos detalhes do X-37B, por isso ele é conhecido como um “ultrassecreto”. Ele foi lançado primeira vez em abril de 2010 e, em suas missões anteriores, ocorreram experimentos com uma tecnologia projetada para aproveitar a energia solar e transmitir energia ao solo, bem como testes dos efeitos da exposição espacial de longa duração em materiais orgânicos.

Veja Também