Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Líderes mundiais lamentam morte do presidente iraniano

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a morte do presidente iraniano foi uma "perda irreparável"

Postado em: 20-05-2024 às 14h45
Por: Gabriel Pires
Imagem Ilustrando a Notícia: Líderes mundiais lamentam morte do presidente iraniano
No acidente, as nove pessoas a bordo da aeronave perderam suas vidas (Foto: reprodução)

Com a morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, várias autoridades mundiais se manifestaram nesta segunda-feira (20) sobre o ocorrido. Entre eles, o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, e Vladimir Putin, presidente russo.

Raisi foi morto neste domingo (19), em um acidente de helicóptero, que caiu em região montanhosa no noroeste do Irã. Além dele, as outras oito pessoas a bordo morreram na queda, incluindo o ministro de Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian.

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicou nas redes sociais: “Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”.

Continua após a publicidade

Em nota de pesar, o Itamaraty declarou que recebeu com “profunda consternação” a notícia da morte da autoridade. Além disso, acrescentou ao povo iraniano e aos familiares das vítimas os “mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”.

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a morte do presidente iraniano foi uma “perda irreparável”, conforme comunicado do Kremlin.

“Como verdadeiro amigo da Rússia, ele deu uma contribuição pessoal inestimável para o desenvolvimento de boas relações de vizinhança entre os nossos países e fez grandes esforços para levá-las ao nível de parceria estratégica”, afirmou Putin.

Otan, aliança militar ocidental

O porta-voz da Otan, Farah Dakhlallah, em comunicado afirmou que a aliança militar ocidental transmite suas “condolências ao povo do Irã pela morte do presidente Raisi, do ministro das Relações Exteriores Amir-Abdollahian e de outros que morreram na queda do helicóptero”.

Xi Jinping, presidente da China

O presidente da China, Xi Jinping, comentou que “sua infeliz morte é uma enorme perda para o povo iraniano e também faz com que o povo chinês perca um bom amigo”, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin.

“O governo chinês e o povo chinês valorizam muito a amizade tradicional entre a China e o Irã e acreditam que, com os esforços conjuntos de ambos os lados, a parceria estratégica abrangente entre a China e o Irã continuará a se consolidar e desenvolver”, ressaltou a autoridade.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

Maduro comentou estar “chocado com as recentes notícias” e afirmou: “De terras bolivarianas, expressamos nossas mais profundas condolências ao Líder Supremo, aiatolá Ali Khamenei, e desejamos consolo divino por uma perda tão sensível”.

Veja Também