Ativista é presa após atacar quadro de Monet

Apesar dos danos, a pintura de Monet já está acessível ao público novamente.

Postado em: 01-06-2024 às 16h13
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Ativista é presa após atacar quadro de Monet
Ataque ao quadro de Monet, em Paris. | Foto: DW / Deutsche Welle

A ativista climática colou um cartaz adesivo na pintura do impressionista francês, Monet no Museu d’Orsay, em Paris. A motivação do protesto foi para chamar atenção do público para o aquecimento global. A mulher foi presa neste sábado (1º/6) por ter atacado a obra de arte.

Ela faz parte do Riposte Alimentarie (Resposta Alimentar) que é um grupo de ativistas ambientais que defendem a produção sustentável de alimentos. Mas a mulher não foi a primeira, outros membros do grupo já foram presos por atacarem obras de arte. Os agressores já jogaram sopa em Monalisa, uma obra-prima de Leonardo da Vinci e em outra pintura de Monet, Primavera.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a mulher diz “essa imagem de pesadelo nos aguarda se nenhuma alternativa for colocada em prática”.

Continua após a publicidade

“Com quatro graus, podemos esperar o inferno”, acrescentou a ativista fazendo referência às previsões que dizem que a temperatura do planeta pode aumentar 4 graus Celsius.

Um especialista em restauração que examinou a pintura disse que a obra não sofreu danos permanentes e o Museu d’Orsay já a recolocou na parede. “A exposição está totalmente acessível ao público novamente”, relatou o porta-voz.

Veja Também