Personalidades que mais se destacaram no Brasil e no mundo em 2020

O Hoje separou algumas das pessoas influentes que mais impactaram o ano com seus discursos | Fotos: reprodução

Postado em: 31-12-2020 às 11h41
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Personalidades que mais se destacaram no Brasil e no mundo em 2020
O Hoje separou algumas das pessoas influentes que mais impactaram o ano com seus discursos | Fotos: reprodução

Ana Julia Borba

Surpreendido pela pandemia da Covid-19, 2020 foi um dos anos mais intensos não só para os brasileiros, mas para todas as pessoas do mundo. Diante de todos os acontecimentos, muitas pessoas influentes usaram seu alcance para passar mensagens, se destacando tanto positiva, quanto negativamente.

Continua após a publicidade

Entre os nomes, e de acordo com levantamento da revista norte-americana Time, no qual realiza um estudo anual das personalidades mais importantes do ano, Joe Biden e Kamala Harris foram apontadas como as personalidades mais influentes de 2020. Confira algumas outras das personalidades que impactaram 2020 em uma lista criada pelo O Hoje:

Thelma Assis

A médica, ex-participante e ganhadora do BBB 20, Thelma Assis impactou o ano com sua participação e levantou várias trends no twitter durante a temporada. Além de sua colaboração no reality, Thelma se destacou levando várias pautas sociais importantes para dentro do programa, sendo também a única a ter participado de um processo de seleção. Além disso, no decorrer do ano, a médica usou o espaço conquistado para abordar assuntos relevantes como racismo e preconceito.

Cristiana Toscano

E maio deste ano a professora goiana do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, Cristiana Toscano, foi indicada para compor o Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação (SAGE – Strategic Advisory Group of Experts for vaccines and vaccination) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu Grupo de Trabalho de Vacinas para COVID-19. Cristiana Toscano foi a única brasileira a ser escolhida para compor o grupo restrito de especialistas mundiais.

Annie Caroline Praça 

A bombeira Annie Caroline Praça, recebeu uma promoção por bravura. A cabo foi promovida a 3º sargento pelo salvamento de seis pessoas que ficaram ilhadas no terraço de uma casa durante as fortes chuvas que atingiram a cidade de raposos na região metropolitana de BH, no início do ano, e ficou conhecida nacionalmente pelo ato. Foi a primeira promoção dada a uma mulher bombeira no Estado, nos mais de 100 anos de existência da corporação.

Joe Biden e Kamala Harris

O presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden e a vice Kamala Harris foram nomeados como as personalidades mais influentes de 2020 pela revista norte-americana Time. De acordo com a revista, a vitória dos dois foi um marco histórico, fazendo com que várias pessoas se manifestassem nas redes sociais de forma positiva em relação à eleição. Após uma trajetória política cheia de controvérsias e pontos negativos, a vitória de Biden veio como um alívio para os norte-americanos.

Jacinda Ardern

Sobre ciência, Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, se destacou como um exemplo positivo no que se trata de meios para combater a pandemia do novo coronavírus. Ela adotou medidas rápidas para evitar a propagação do vírus. Em 15 de março havia somente 100 pessoas infectadas e nenhum óbito, a barreira do país precisou ser fechada. O país, que possui 4,8 milhões de habitantes, teve 1.504 pessoas infectadas e apenas 22 mortes.

Greta Thunberg

A ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, de 17 anos, se posicionou de maneira ainda mais forte em relação à pandemia do novo coronavírus. A ativista doou US$ 100 mil (R$ 533) que recebeu da fundação dinamarquesa Human Act para a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) na luta contra o coronavírus. 

Além da iniciativa, Greta também fez alerta sobre a crise climática em meio a pandemia, dizendo que a mesma não pode ser negligenciada e que, apesar dos sinais de recuperação do planeta devido à redução das atividades humanas, as consequências das mudanças climáticas são uma ameaça real e emergente que precisam ser combatidas. 

Bolsonaro

Jair Messias Bolsonaro, presidente do Brasil, se destacou com intensidade na mídia este ano. No início da pandemia, Bolsonaro repercutiu com diversas frases que deixavam claro que sua contrariedade aos protocolos sanitários para o impedimento da propagação da Covid-19 no Brasil. Seus posicionamentos foram refutados por muitos, porém, outros continuaram a concordar com o seu discurso.

Bolsonaro também foi o único brasileiro que entrou para a lista de 100 personalidades influentes da revista norte-americana Time. Ele está na categoria “líderes” ao lado do presidente Donald Trump. Bolsonaro é descrito pela “Time” como um personagem “complexo”. “Ele representa uma ruptura brusca com uma década de corrupção de alto nível e a melhor chance do Brasil de implementar reformas econômicas que possam domar a dívida crescente”, afirma o texto.

 

Veja Também