Morre no Rio o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia

Quando era chanceler, Lampreia foi um dos fundadores, em 1998, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais

Postado em: 02-02-2016 às 17h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre no Rio o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia
Quando era chanceler, Lampreia foi um dos fundadores, em 1998, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais

Morreu nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, aos 75 anos, o diplomata Luiz Felipe Lampreia, ministro das Relações Exteriores no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2001. Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio. A assessoria de imprensa do hospital disse que não foi autorizada pela família a divulgar a causa do falecimento.

Carioca, nascido em 19 de outubro de 1941, Luiz Felipe Lampreia se formou em sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1962. No mesmo ano, ingressou no Instituto Rio Branco, dando início a uma carreira diplomática que o levou a ocupar postos importantes como os de embaixador em Portugal e representante do Brasil em diversos organismos internacionais em Genebra, na Suíça, entre eles a Organização Mundial do Comércio.

Continua após a publicidade

Quando era chanceler, Lampreia foi um dos fundadores, em 1998, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, entidade que veio a presidir, depois de deixar o governo, e da qual era vice-presidente emérito. O diplomata presidiu também o Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, além de integrar conselhos de várias empresas internacionais. (EBC)

Veja Também