Quinta-feira, 28 de março de 2024

PF vai analisar caso sobre FHC

Ministro da Justiça diz que será investigado pela PFcaso da empresa que enviava dinheiro a ex-amante do ex-presidente que morava no exterior

Postado em: 20-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: PF vai analisar caso sobre FHC
Ministro da Justiça diz que será investigado pela PFcaso da empresa que enviava dinheiro a ex-amante do ex-presidente que morava no exterior

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou ontem que as denúncias feitas pela jornalista Mirian Dutra, que teve um relacionamento extraconjugal com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, serão analisadas por uma área técnica da Polícia Federal. De acordo com a ex-amante do tucano, a Brasif S.A. Exportação e Importação ajudou o FH a enviar recursos para ela no exterior. Em entrevista à “Folha de S. Paulo”, ela afirmou que a transferência ocorreu por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, com validade entre dezembro de 2002 e dezembro de 2006.

Em visita ao Rio para acompanhar o esquema de segurança para os Jogos 2016, o ministro da Justiça afirmou que caso deve ser analisado como seria com qualquer outro cidadão. Cardozo disse que o suposto envio de recursos para o exterior pelo ex-presidente deve ser analisado por um estudo técnico e jurídico, com o objetivo de se determinar eventual ocorrência de delito. Se comprovado indício de crime, segundo ele, a Policia Federal realizará uma investigação.

– Sou acusado de não controlar a PF e de instrumentalizá-la, pelos adversários. Tudo será investigado. Essa não é uma situação atípica ou diferenciada. Não vale apenas para FH, mas para todos os brasileiros – disse o ministro.

Continua após a publicidade

Cardozo não quis emitir opinião sobre as acusações a FH. Pela manhã, ele vistoriou a operação de segurança do Mundial de Saltos Ornamentais, que começa nesta quarta-feira, no Parque Olímpico do Rio. O mundial é um dos eventos-teste para os Jogos de 2016.

Na semana passada, o ministro voltou a defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Cardozo, que deixou claro que não interfere nas investigações, Lula sempre agiu com lisura. De acordo com o ministro, setores da oposição querem manchar a imagem do petista por considerá-lo um adversário forte e respeitado. (AG) 

Veja Também