Justiça decreta prisão de marqueteiro de Dilma e Lula

Além da prisão, o juiz Sérgio Moro determinou o bloqueiro das contas pessoais de João Santada. As decisões fazem parte de nova etapa da Lava Jato

Postado em: 23-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Justiça decreta prisão de marqueteiro de Dilma e Lula
Além da prisão, o juiz Sérgio Moro determinou o bloqueiro das contas pessoais de João Santada. As decisões fazem parte de nova etapa da Lava Jato

Ojuiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, determinou ontem o bloqueio das contas pessoais e das empresas do publicitário João Santana e de sua mulher, Mônica Moura. O bloqueio foi solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF) e atinge as contas das empresas Santana & Associados Marketing e Propaganda Ltda e a Polis Propaganda e Marketing Ltda. As contas do engenheiro Zwi Skornicki, representante oficial no Brasil do Estaleiro Keppel Fels, e do funcionário da empreiteira Odebrecht Fernando Migliaccio também foram bloqueadas. 

Todos os investigados citados tiveram prisão decretada na nova etapa da Operação Lava Jato, deflagrada ontem.

De acordo com a decisão, as instituições bancárias devem bloquear até R$ 25 milhões de cada investigado, valor que eventualmente está depositado nas contas. O valor do bloqueio é padrão e não significa que os investigados tenham a quantia depositada.

Continua após a publicidade

Os investigadores suspeitam que Santana e sua mulher receberam US$ 3 milhões, que teriam sido pagos por meio de empresas offshores controladas pela Odebrecht.

A empresa Odebrecht, alvo de investigação da Operação Lava Jato, confirmou hoje (22), por meio de nota, que agentes da Polícia Federal realizam ações nos escritórios da companhia em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, visando ao cumprimento de mandados de busca e apreensão. Informou ainda que “está à disposição das autoridades para colaborar com a operação em andamento”.

A defesa do publicitário João Santana e de Mônica Moura informou ao juiz federal Sérgio Moro que eles vão se entregar à Polícia Federal assim que desembarcarem no Brasil.  Eles estão na República Dominicana e devem chegar nas próximas horas. (ABr) 

Prisão não tem relação com PT, diz Rui Falcão 

O presidente do PT, Rui Falcão, disse ontem que o pedido de prisão temporária do publicitário João Santana não tem relação com o partido. Santana foi coordenador das campanhas eleitorais da presidenta Dilma Rousseff, em 2010 e 2014, e da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. 

Santana e a mulher dele, Mônica Moura, tiveram as prisões temporárias decretadas na nova fase da Lava Jato, deflagrada hoje (22). A nova etapa investiga a relação de João Santana com a empresa Odebrecht, que também é alvo das investigações e que teria feito repasses financeiros ao publicitário no exterior. Santana e Mônica estão na República Dominicana e, por isso, ainda não foram detidos. Em entrevista na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, o delegado Filipe Pace disse que asuspeita é que os pagamentos “vieram de serviços eleitorais prestados ao PT”.

Rui Falcão voltou a afirmar que todas as doações recebidas pela sigla foram legais e declaradas à Justiça Eleitoral.

“[A operação] não diz nada em relação ao PT”, respondeu Falcão ao ser perguntado sobre o pedido de prisão expedido contra João Santana. (ABr) 

Veja Também