Governador do Ceará elogia OSs

Camilo Santana foi recebido pelo governador Marconi Perillo, que lhe apresentou resultados da gestão compartilha em hospitais estaduais

Postado em: 27-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Governador do Ceará elogia OSs
Camilo Santana foi recebido pelo governador Marconi Perillo, que lhe apresentou resultados da gestão compartilha em hospitais estaduais

O governador Marconi Perillo (PSDB) recebeu ontem a visita do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que esteve em Goiânia para conhecer o funcionamento dos hospitais estaduais geridos por Organizações Sociais (OS) e a implantação do modelo gestão de escolas goianas por essas entidades.

“Estou impressionado vendo o controle, a fiscalização, a qualidade do serviço e o atendimento na área de Saúde. Saio daqui muito impressionado com toda a percepção e visão de integração”, avaliou o governador Camilo Santana. O Ceará é o 14° Estado a enviar uma comitiva para conhecer o funcionamento de hospitais públicos goianos. Camilo, por sua vez, é o 9º governador a visitar as unidades de Saúde estaduais.

Na parte da manhã, a comitiva, composta por secretários e presidentes do TJ-CE e MP-CE, esteve na Secretaria de Saúde, onde conheceu o Centro de Informações e Decisões Estratégicas da Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neuman -, no Hospital de Urgência de Goiás (Hugo) e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Continua após a publicidade

Conecta SUS

Marconi recepcionou o colega cearense na visita ao Conecta SUS, primeira agenda do dia. Durante reunião de pouco mais de uma hora, o governador de Goiás explicou como funciona a gestão das OSs nos hospitais. “Eu acompanhei tudo de perto, desde o início. Fomos muito criticados no começo, mas precisávamos fazer alguma coisa, do jeito que estava não tinha como continuar. Faltava tudo nas unidades hospitalares. Com as OSs, tiramos a Saúde da pauta negativa”, destacou.

Ele frisou os resultados alcançados pelo governo na área. “A mudança que alcançamos na Saúde me orgulha. A implantação das OSs foi uma decisão que valeu a pena. O serviço de saúde pública teve um avanço na qualidade”, afirmou Perillo. A comitiva conheceu e analisou todos os telões com informações em tempo real da área da Saúde, como execução orçamentária, obras em andamento, entre outros.

Hugo

No Hugo, os cearenses visitaram as enfermarias, Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), refeitório e lavanderia. Camilo Santana elogiou a coragem de Marconi em implantar OSs. ”Já tinha conversado muito com o governador sobre a experiência de Goiás nesta área, que é, inclusive, uma experiência de sucesso para o Ministério da Saúde”, destacou.  “É uma experiência muito positiva. Talvez esta seja uma das áreas de maior desafio que os gestores do Estado brasileiros têm: garantir um atendimento da saúde de qualidade à população”.

O secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, que acompanhou Camilo Santana durante toda a visita, disse que Goiás aumentou o número de atendimento e a qualidade do atendimento médio com a mesma quantidade de recursos. “Todas as comitivas saem com uma impressão muito boa. Isso mostra que estamos fazendo diferença na área de Saúde. Não só no atendimento, mas também em áreas preventivas.”

O governador cearense disse ainda que seu Estado mantém alguns hospitais administrados por OS, mas não na mesma abrangência de Goiás. “Temos hospitais gerenciados pelas OSs e outros ainda pela Administração Direta. A diferença em qualidade é enorme. Há um preconceito muito grande contra as OS. 

Veja Também