Mendanha busca recursos para “Linhão”

O projeto prevê a conexão do Sistema Produtor Mauro Borges, em Goiânia, à Região Leste de Aparecida

Postado em: 13-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mendanha busca recursos para “Linhão”
O projeto prevê a conexão do Sistema Produtor Mauro Borges, em Goiânia, à Região Leste de Aparecida

Da redação

O Governo do Estado e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia oficializaram, ontem (12), na sede da Saneamento de Goiás S/A (Saneago), união de esforços para viabilização do projeto denominado “Linhão”, que conectará o Sistema Produtor Mauro Borges, em Goiânia, à Região Leste de Aparecida.

A reunião contou com a presença do presidente da companhia, José Carlos Siqueira, e do prefeito Gustavo Mendanha, que estava com os secretários Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Mário Vilela (Infraestrutura), Ozair José (Desenvolvimento Econômico) e o vice-prefeito Veter Martins, que também responde pela Secretaria de Governo.

Continua após a publicidade

Além de melhorar significativamente o abastecimento de água nestes bairros, o projeto consolidará a área como importante polo de desenvolvimento econômico e social, uma vez que ali estão sendo erguidas as obras da nova sede da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

É também para a região Leste que estão previstas a instalação do Aeroporto Executivo, que deve começar a operar em 2020, e a implantação do Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (Clia). Ambos os investimentos farão com que Aparecida firme-se como um grande centro nacional de produção e logística, além de resultar em geração de mais empregos e mais renda para seus moradores. Condomínios residenciais também anunciaram investimentos no local.

Este esforço conjunto entre Estado e Executivo municipal prevê, sobretudo, a rápida captação de recursos para que o “Linhão” se torne realidade. Há previsão de entrega: até o final de 2018. “O governo do Estado acena, inclusive, com a possibilidade de investir recursos oriundos da venda das ações da Celg neste projeto”, comemora o prefeito. 

A construção do denominado “Linhão”, além de ampliar a rede de água tratada e o serviço de coleta de tratamento de esgoto terá uma outra implicação: será possível asfaltar bairros da Região Leste de Aparecida que ainda não foram pavimentados, uma vez que já estará regularizado o sistema de fornecimento de água neste setores. Os recursos para o asfalto já estão em caixa, informa a secretária Valéria Pettersen.

Técnicos da Saneago que também participaram da reunião ainda comentaram da importância da recente aprovação, pelos vereadores de Aparecida, do Plano Diretor da cidade, que tem o papel de ordenar o crescimento e desenvolvimento do município nos próximos anos. Estes mesmos técnicos terão acesso ao documento para balizar os trabalhos conjuntos entre Saneago e prefeitura a partir de agora.

 

Veja Também