Eleição no MDB deve reconduzir Daniel Vilela à presidência

Eleições no diretório estadual do MDB estão marcadas para a próxima sexta-feira, 18

Postado em: 16-06-2021 às 08h04
Por: Samuel Straioto
Imagem Ilustrando a Notícia: Eleição no MDB deve reconduzir Daniel Vilela à presidência
Eleições no diretório estadual do MDB estão marcadas para a próxima sexta-feira, 18 | Foto: Reprodução

Está programada para a tarde da próxima sexta-feira (18), eleições para escolha da nova direção do MDB em Goiás. A convenção do partido está marcada para as 13 horas às 17 horas, na sede do diretório estadual, no Setor Aeroporto, em Goiânia. Com o indeferimento da chapa encabeçada pelo deputado Paulo Cézar Martins, o atual presidente Daniel Vilela deve ser aclamado para o cargo.  Como já informado pela reportagem, o esforço de lideranças do partido é de evitar um novo racha no  MDB e que isto venha prejudicar o projeto do partido visando as eleições para o ano que vem, tanto na formação das chapas proporcionais, quanto na participação na chapa majoritária.

O diretório do partido estuda a possibilidade de estabelecer uma votação remota aos integrantes do partido que poderão estar em viagem ou em regiões mais distantes de Goiânia. O mandato será válido pelos próximos dois anos. “Estamos buscando a possibilidade de uma votação virtual para aqueles que estão muito distante ou até mesmo para aqueles que não estão no estado, mas querem participar com o seu voto para que a gente tenha  na sexta-feira uma grande festa de manifestação, de apoio e de revigoramento do MDB”, relatou o presidente do partido Daniel Vilela. Daniel ainda não se manifestou quanto a construção de chapa própria ou apoio ao governador Ronaldo Caiado, ponto questionado por Paulo Cézar Martins. “Essa discussão, agora, é precipitada. Naturalmente o partido vai decidir sobre isso, ouvindo todos os líderes”, relatou Daniel Vilela.

Enquanto ocorre a estruturação interna no MDB, o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha tem feito movimentações poltíicas, fora dos limites da cidade. Nesta terça-feira (15), o político esteve na Câmara de Goiânia. Nesta quarta-feira terá atividade em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Ele relatou que independente do registro da chapa de Paulo Cezar daria apoio a Daniel Vilela. “ Nesse momento tenho visitado as cidades para defender a candidatura própria do MDB, não tenho falado sobre nomes, nem colocado meu nome à disposição, até porque acho que o Daniel tem condições de disputar a eleição, caso ele não dispute aí cabe ao MDB ouvindo os companheiros buscar um nome competitivo. Acho salutar qualquer membro disputar qualquer posição no partido, mas independente meu apoio é pelo MDB”, disse Gustavo Mendanha.

Continua após a publicidade

Como informado pela reportagem, um gupo de prefeitos emedebistas têm manifestado preocupação. O temor é que um novo racha no partido possa prejudicar o planejamento para formação das chapas majoritária e proporcional. “Um novo racha pode atrapalhar a formação de chapa. O MDB já perdeu muito não elegendo nenhum deputado federal em 2018, para deputado estadual conseguiu apenas três cadeiras na Assembleia”, disse um prefeito. Por outro lado há reclamação da pequena quantidad de diretórios formalizados, 30 no total e que há um grande número de comissões provisórias. Independente da eleição de Daniel Vilela por mais um ciclo no diretório estadual, haverá muitas cobranças para que o partido não perca fôlego e estrutura no interior goiano.

Veja Também