Projeto para criação de Rede de Atenção às Pessoas com Doença Autoimunes é aprovado pelo CCJ

O projeto segue tramitando na Câmara Municipal, onde aguarda ser aprovado e sancionado pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Postado em: 01-12-2021 às 17h01
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto para criação de Rede de Atenção às Pessoas com Doença Autoimunes é aprovado pelo CCJ
O projeto segue tramitando na Câmara Municipal, onde aguarda ser aprovado e sancionado pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz | Foto: Reprodução

O projeto do vereador Lucas Kitão (PSL), em prol da criação da Rede de Atenção às pessoas que tenham alguma das 30 doenças autoimunes dermatológicas, foi aprovada nesta quarta-feira (1) pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia.

O objetivo do projeto é conscientizar, acompanhar e diagnosticar as pessoas que tenham alguma dessas doenças, que já afetam entre 5% e 8% de toda a população, segundo informações da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem).  Algumas dessas 30 doenças autoimunes desencadeiam num ataque ao sistema imunológico, como é o caso da psoríase, a vitiligo, a alopecia areata e da lúpus. O diagnóstico, segundo o vereador, vai estabelecer um apoio psicológico da Prefeitura de Goiânia às pessoas possuam o diagnóstico.   O projeto também propõe a garantia do diagnóstico na rede pública municipal, assim como a orientação e a capacitação dos profissionais da rede.

Com a aprovação do CCJ, o projeto segue tramitando na Câmara Municipal, onde após ser pautado na Casa, vai ao plenário pela Mesa Diretora. Depois, volta para uma comissão temática e posteriormente para a segunda votação.

Continua após a publicidade

 Caso seja aprovado e sancionado pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), será criado dentro do âmbito municipal a Política de Diretrizes e campanhas de Conscientização às Pessoas com Doenças Autoimunes Dermatológicas, que difundirão as informações sobre os sintomas, o tratamento, na alimentação das informações da Prefeitura e, principalmente, no acompanhamento do paciente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja Também