Gameleira de Goiás, Marzagão e Jesúpolis estão entre cidades brasileiras que mais elegem políticos do Centrão

As cidades goianas de Marzagão, Gameleira de Goiás e Jesúpolis fazem parte dos 10% de municípios goianos que mais elegem políticos do

Postado em: 17-03-2022 às 21h10
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Gameleira de Goiás, Marzagão e Jesúpolis estão entre cidades brasileiras que mais elegem políticos do Centrão
Municípios goianos fazem parte dos 10% do País que mais dá mandatos a candidatos do bloco político | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

As cidades goianas de Marzagão, Gameleira de Goiás e Jesúpolis fazem parte dos 10% de municípios goianos que mais elegem políticos do Centrão. De acordo com levantamento do Estadão, os votos da população dessas cidades vai para candidatos a deputado federal ligados ao prefeito. E o chefe do Executivo declara apoio ao quem leva recursos federais por meio de emendas ao município.

A reportagem de André Shalders esteve nas três cidades goianas. E começa por Marzagão, onde o prefeito eleito em 2020 é Solimar Cardoso de Souza (PSC). Desde a posse do novo gestor municipal, deputados federais como Glaustin da Fokus (PSC), Adriano do Baldy (PP) e o estadual Amauri Ribeiro (PRP) têm destinado recursos de emendas à cidade de 2,2 mil habitantes. “O dinheiro permitiu recapear ruas e reformar a escola municipal, onde algumas salas agora têm ar-condicionado – comodidade rara na rede básica de ensino do País”, destaca o texto de Shalders.

Em Jesúpolis, o repórter do Estadão descreve a cidade com menos de 3 mil habitantes como aquele que “na média das últimas três eleições, nada menos que 46,9% dos votos para deputado federal da cidade foram para partidos e candidatos do Centrão”. Shalders lembra que o grupo que comanda Jesúpolis é o mesmo desde a emancipação do município, nos anos 1990. E que a prefeitura vira uma das poucas opções de emprego dos moradores, além da fábrica de tijolos.

Continua após a publicidade

Shalders relata na reportagem a conversa que teve com o aposentado Antônio Torres, que disse votar para deputado federal em quem o prefeito indica. “Deputado é o deputado do prefeito. […] Se o cara [nos] valoriza, vai votar em outro por quê?.” E explica que “valorizar” significa trazer recursos federais para o município.

E relata que neste ano, mais uma vez, o nome escolhido para deputado federal que será apoiado por Jesúpolis será Adriano do Baldy (PP). “É um parceiro, ajudou muito o Brasil e o Estado. E para o município nosso, ele destinou mais de R$ 4 milhões. Mais recentemente recebemos R$ 8 milhões que são de recursos dele ainda para o saneamento básico”, descreveu o prefeito Adriano Peixoto (PP). Antes de Adriano do Baldy, os nomes apoiado pelo prefeito para a Câmara dos Deputados “foram os mais votados”: Barbosa Neto, Sandro Mabel e Alexandre Baldy.

Nada passa sem o apoio do Centrão

A reportagem lembra, ao ouvir o ministro da Casa Civil e presidente licenciado do PP nacional, Ciro Nogueira, que nada prosperou no Congresso Nacional sem o apoio do Centrão. Um dados trazido na reportagem do Estadão revela que 95% dos municípios brasileiros deram votos a deputados federais do Centrão desde 2010, o que atinge 5.298 cidades brasileiras. Onde o bloco político tem mais votos são em cidades pequenas, com média de 15,5 mil eleitores, aponta a matéria. E entre os 10% que mais votaram em nomes do Centrão estão as cidades com média de 10,3 mil pessoas aptas a votar.

“Mesmo com a má fama do bloco, todos os pré-candidatos ao Palácio do Planalto, em outubro, já acenaram para composições com os três principais partidos do grupo, Progressistas, PL e Republicanos, além de legendas menores como Patriota, Avante, PSC e PROS. Juntas, essas sete siglas têm, hoje, 152 deputados federais e projetam aumentar esse número. Uma das características do Centrão é estar sempre na órbita dos governos”, pontua Shalders, ainda no início da reportagem.

Veja Também