Na USP, ato por cartas valoriza união pela democracia e repúdio contra o golpismo

Diversas pessoas acompanharam a leitura feita pelos oradores

Postado em: 11-08-2022 às 16h37
Por: Lorenzo Barreto
Imagem Ilustrando a Notícia: Na USP, ato por cartas valoriza união pela democracia e repúdio contra o golpismo
Diversas pessoas acompanharam a leitura feita pelos oradores | Foto/Reprodução

A mais ampla manifestação por democracia sob o governo de Jair Bolsonaro (PL) teve ápice na manhã desta quinta-feira (11) com um ato na Faculdade de Direito da USP em que uma foi lida, sob aplausos e falas contra o autoritarismo, a carta iniciada na instituição e assinada por mais de 945 mil pessoas.

O texto, que não cita diretamente Bolsonaro, mas prega a manutenção do Estado democrático de Direito e o respeito às eleições diante das ameaças golpistas do presidente de contestar o resultado e questionar as urnas eletrônicas, foi precedido da leitura de outro manifesto, endossado por mais de cem instituições.

A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” traz a tona a histórica “Carta aos Brasileiros”, apresentada em ato público em agosto de 1977, na mesma Faculdade de Direito da USP, que marcou a luta contra a ditadura militar (1964-1985) e a luta pela redemocratização. Após a leitura, no pátio das Arcadas da faculdade, o público entoou coros de “fora, Bolsonaro”. O hino nacional foi executado na sequência.

Continua após a publicidade

Oradores repudiaram, em tom de espanto e indignação, a necessidade de em 2022 a sociedade ter que brigar novamente por democracia e respeito à Constituição de 1988. O Poder Judiciário, que Bolsonaro frequentemente ataca, também foi defendido, assim como a Justiça Eleitoral.

.

Veja Também