TSE manda remover fake news sobre Lula compartilhada por Carla Zambelli

Um dos seis links que devem ser excluídos é de publicação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) em sua conta na rede social de direita Gettr

Postado em: 26-08-2022 às 14h48
Por: Lorenzo Barreto
Imagem Ilustrando a Notícia: TSE manda remover fake news sobre Lula compartilhada por Carla Zambelli
TSE determinou que Twitter, Facebook e Gettr removam as publicações em até 24 horas. | Foto/Reprodução

O ministro Raul Araújo, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou na quinta-feira (25) a remoção de publicações das redes sociais sobre uma fake news, na qual, um QR Code de títulos de eleitores era favorecido para o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os conteúdos publicados atingidos pela decisão sugerem que os novos títulos de eleitor têm código com menção a Lula e podem direcionar votos ao petista.

Um dos seis links que devem ser excluídos é de publicação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) em sua conta na rede social de direita Gettr. A deputada bolsonarista compartilhou vídeo de um candidato a deputado federal dizendo que o “sistema da Justiça Eleitoral estaria fazendo ‘campanha antecipada’ para o petista. Zambelli também cita “QR Code petista” na fake news. O ministro atendeu pedido de decisão liminar (urgente e provisória) apresentado pela campanha de Lula. A mesma ação requer multa por violação de regras sobre a propaganda eleitoral, o que ainda não foi julgado.

Devido a mudanças de regras no TSE feita por Alexandre de Moraes, novo presidente da corte, apesar de já estar valendo, a decisão liminar será levada ao plenário do tribunal, ou seja, para a análise dos demais ministros. Araújo concluiu que Twitter, Facebook e Gettr removam as publicações em até 24 horas.

Veja Também