Mauro Rubem solicita comissão para acompanhar convocação em concurso de Goiânia

Para o vereador, a Secretaria Municipal de Educação teria ignorado os aprovados em concurso e optado por realizar processo seletivo simplificado (PSS)

Postado em: 20-10-2022 às 09h26
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Mauro Rubem solicita comissão para acompanhar convocação em concurso de Goiânia
Para o vereador, a Secretaria Municipal de Educação teria ignorado os aprovados em concurso e optado por realizar processo seletivo simplificado (PSS) | Foto: Reprodução

O vereador Mauro Rubem (PT) apresentou à Câmara Municipal um requerimento no qual sugere a criação de uma comissão para acompanhar a convocação de aprovados no concurso público do edital 01/2020.

O requerimento pede análise de acordo com o quantitativo de pessoas atendidas pelo serviço público e com o quantitativo necessário de servidores efetivos para cada cargo na área da Educação.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, o concurso tinha a finalidade de suprir déficit referente à vacância, aposentadoria, exonerações, óbitos, aberturas de novas salas e instituições, além da municipalização de seis escolas da rede estadual. A contratação seria para o período de um ano, podendo ser prorrogada por mais um.

Continua após a publicidade

Mauro Rubem destaca, no entanto, que o município fez 32 atos de convocação, sendo o último em novembro de 2021. Depois disso, houve edital de abertura de concurso público por meio do edital complementar 01/2022.

O vereador explica que, apesar de a gestão ter divulgado um número expressivo de vagas imediatas, a prefeitura necessitou de dez vezes mais profissionais que o previsto no primeiro edital. A Secretaria Municipal de Educação (SME) teria ignorado os aprovados e optado por realizar processo seletivo simplificado (PSS).

“Se há vagas que precisam ser preenchidas, que surgiram do aumento de demanda, a SME não deve se utilizar do PSS, que só é admitido em situações excepcionais. Na verdade, o que a administração quer é continuar eternizando a prática de contratar mais temporários do que efetivos”, diz. A Comissão Temporária Especial funcionará na Câmara pelo prazo de 60 dias, podendo haver prorrogação.

Leia também: Após denúncia de Mauro Rubem ao MP, Prefeitura marca data para entrega de kits escolares

Com informações da Câmara Municipal

Veja Também