Bolsonaro pede anulação de votos de parte das urnas nas eleições de 2022

O partido alega que teriam ocorrido "desconformidades irreparáveis de mau funcionamento" em modelos antigos

Postado em: 22-11-2022 às 16h49
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro pede anulação de votos de parte das urnas nas eleições de 2022
O partido alega que teriam ocorrido "desconformidades irreparáveis de mau funcionamento" em modelos antigos. | Foto: Sergio Lima

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação de votos feitos em urnas de modelo UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 nas eleições deste ano. Eles alegam que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nesses modelos.

A representação do PL, assinada pelo advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa, cita o laudo técnico de auditoria feito pelo Instituto Voto Legal (IVL), contratado pelo partido, que teria constatado “evidências contundentes de mau funcionamento de urnas eletrônicas”.

Esses supostos problemas teriam sido registrados nos “logs de urna” que configura “verdadeiro código de identificação da urna eletrônica”.

Continua após a publicidade

“Todas as urnas dos modelos de fabricação UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 apontaram um número idêntico de LOG, quando, na verdade, deveriam apresentar um número individualizado de identificação”, diz a representação.

“Apenas as urnas eletrônicas modelo UE2020 é que geraram arquivos LOG com o número correto do respectivo código de identificação”, continua o documento.

“Nos arquivos que não contêm o código de identificação da urna eletrônica correto, é impossível correlacionar, univocamente, os dados ali registrados com os eventos realmente ocorridos no mundo fático, sejam eles votos ou intervenções humanas.”

O partido diz, também, que, se levar em conta apenas o modelo UE2020, Bolsonaro venceu a eleição com 51,05% dos votos.

De acordo com o relatório, “uma apuração realizada apenas com base nos resultados das urnas do modelo UE2020 (40,82% do total das urnas utilizadas no 2º turno) – que, reitere-se, possibilitam, com a certeza necessária, validar e atestar a idoneidade de seus votos –, o resultado que objetivamente se apresenta atesta, neste espectro de certeza eleitoral impositivo ao pleito, 26.189.721 (vinte e seis milhões, cento e oitenta e nove mil, setecentos e vinte e um) votos ao Presidente Jair Messias Bolsonaro, e 25.111.550 (vinte e cinco milhões, cento e onze mil, quinhentos e cinquenta) votos ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, resultando em 51,05% dos votos válidos para Bolsonaro, e 48,95% para Lula“.

Veja Também