Iris elogia ações de Marconi

Declaração foi feita em solenidade de lançamento de livro no Palácio. Governador também ressaltou importância de cada gestor para o desenvolvimento do Estado

Postado em: 22-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris elogia ações de Marconi
Declaração foi feita em solenidade de lançamento de livro no Palácio. Governador também ressaltou importância de cada gestor para o desenvolvimento do Estado

O prefeito Iris Rezende (MDB) fez elogios ontem as ações do governador Marconi Perillo (PSDB) na gestão do Estado. “O senhor completa 16 anos de governo e deixa sua marca em todas as áreas”, disse o emedebista, ao participar do lançamento do livro Coletâneas do Planejamento de Goiás – 1961 a 2018, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na tarde de ontem.

A obra aborda desde a gestão do ex-governador Mauro Borges a atual administração de Marconi. Iris afirmou que cada gestor honrou e dignificou o Estado, mas nem sempre isso é reconhecido. “E Marconi entendeu de destacar esse trabalho hoje, valorizando aqueles que se destacaram pelo desprendimento, com honra e dignidade, com sentimento de pátria”, declarou. “Quero agradecê-lo por esse momento que me honra muito”, disse o prefeito, também ex-governador do Estado.

Continua após a publicidade

Além de Marconi e Iris Rezende, o evento no Palácio reuniu os ex-governadores Maguito Vilela e Irapuan Costa Júnior, e representantes dos ex-gestores. A solenidade ocorreu no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Os títulos são Coletânea do Planejamento em Goiás – 1961 a 2018; Reformas Administrativas – 15 Anos de Transformações no Poder Executivo; e o Caderno de Entregas e Resultados da Aliança Municipal.

O governador entregou uma cópia da coletânea para cada ex-governador ou representante presentes. “Nos encontramos hoje para fazer um registro histórico para a posteridade. Certamente, esses livros entrarão para as ementas de cursos superiores e serão instrumento de pesquisa para historiadores”, disse.

Marconi também ressaltou a importância de cada governo no desenvolvimento de Goiás. “Sem esses governadores, certamente Goiás jamais chegaria onde chegou, um Estado que cresceu, diversificou sua economia, e chama a atenção do País”, falou, de maneira que demonstrava um distensionamento político no Estado. “Todos nós temos nossas preferências políticas, mas temos procurado realizar um trabalho motivado pelo republicanismo e pela vontade de juntar as forças goianas no que é essencial e estratégico em favor do Estado”, afirmou. 

Prefeito ressalta contribuição de ex-governadores para Goiás

Ao falar em nome dos ex-governadores, Iris Rezende destacou a contribuição de todos para o desenvolvimento do Estado. “Este livro, que relembra a história de Goiás, muito contribui, pois temos um passado que nos orgulha” enfatizou.  “O governador Marconi resolveu lembrar aqueles que fizeram que Goiás seja um exemplo administrativo para todo o País”, ressaltou.

“Dentro do nosso tema, que é o planejamento, merece destaque o ex-governador Mauro Borges, de quem fui líder na Assembleia Legislativa. Se hoje somos referência em diversas áreas, devemos a este governador que, assim como tantos outros aqui representados, fez história”, afirmou Iris. “Me sinto muito gratificado com essa honrosa missão de falar em nome dos ex-governadores”, concluiu. 

Titular da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita destacou que os três livros representam o reconhecimento de que todos os ex-governadores contribuíram com o desenvolvimento de Goiás. “Duas dessas publicações têm um olhar para o passado. A outra lança um olhar para o futuro”, resumiu. “Muitos desses documentos só existiam em formato impresso. No caso dos Planos de Governo, alguns só tinham cópias caseiras”, falou em referência ao trabalho de pesquisa realizado pelas equipes do Instituto Mauro Borges e da Superintendência de Modernização. 

As três publicações foram elaboradas pela Segplan resgatam a história da administração pública no Estado e condensam os planos de governos do Executivo nos últimos 57 anos, a partir do governo Mauro Borges (1961-1964). 

As obras são complementares. A primeira resume os planos de governo desde Mauro Borges até o atual mandato de Marconi Perillo. A segunda compila todas as reformas administrativas do Governo de Goiás desde 2002, inclusive com seus atos legais. A última registra os primeiros resultados do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador junto aos 24 municípios prioritários da Aliança Municipal. 

Veja Também