O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Decisão

STF suspende aumento do preço da passagem de ônibus no Entorno do DF

Mendonça atendeu um pedido enviado pelo governador Ronaldo Caiado (UB)

Postado em 5 de dezembro de 2022 por admin

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, suspendeu nesta segunda-feira (5/12) o reajuste de 25,1% nas passagens do transporte público entre Distrito Federal (DF) e os municípios do Entorno do DF.

O reajuste nas passagens do transporte interestadual semiurbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), foi publicado pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) no Diário Oficial do DF (DODF) na última sexta-feira (2).

Mendonça atendeu um pedido enviado pelo governador Ronaldo Caiado (UB). Ele também intimou o Distrito Federal e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) a cumprir imediatamente a tutela de urgência. Além disso, o ministro deu 5 dias para que a ANTT verifique se os demais municípios da Ride e Entorno validam a formalização do Convênio sob análise.

Para o ministro, o aumento não foi debatido previamente e impacta profundamente a população local. “Com efeito, tamanha elevação tarifária, sem que tenha havido debate prévio nem demonstração dos critérios técnico-financeiros adotados para estimá-la, traz, inequivocamente, risco de dano grave à população da RIDE e entorno, público vulnerável a alterações abruptas no valor de bens e serviços de que dependem diariamente, como ocorre com o transporte coletivo de passageiros”, disse.

Ação de Caiado

Na noite de domingo (4/12), Caiado afirmou que acionariaSupremo Tribunal Federal (STF) contra o aumento da tarifa do transporte público entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno do DF. Os novos valores começaram a valer neste domingo e chegam a 26,4% de aumento.

“Sem consultar o Governo de Goiás e as prefeituras do Entorno do Distrito Federal, a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) promoveu um reajuste de até 26% no preço das passagens de ônibus entre o DF e municípios do Entorno”, escreveu o governador no Twitter.

“Vamos acionar amanhã [segunda-feira] o STF pedindo a suspensão imediata desse reajuste”, acrescentou. Segundo Ronaldo Caiado, o reajuste da tarifa penaliza cerca de 175 mil passageiros que usam as linhas diariamente.

Veja também