Apoiadores chegam à Esplanada dos Ministérios para posse de Lula e enfrentam fila

Para a cerimônia, mais de 60 delegações de outros países estão confirmadas no evento

Postado em: 01-01-2023 às 11h37
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Apoiadores chegam à Esplanada dos Ministérios para posse de Lula e enfrentam fila
Para a cerimônia, mais de 60 delegações de outros países estão confirmadas no evento | Foto: Reprodução/ Folhapress

Milhares de pessoas começaram a movimentar a Esplanada dos Ministérios na manhã deste domingo (1), para assistir à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As filas para que os apoiadores fossem revistados nas proximidades da rodoviária de Brasília, tiveram início às 8h, com fluxo intenso de pessoas. 

Homens e mulheres foram divididos em filas para passar pela inspeção de segurança e policiais pedem para que eles esvaziem os bolsos e mochilas. 

Dentro da área isolada para o Festival do Futuro, evento que reúne mais de 50 atrações musicais, uma segunda fila se formou, percorrendo toda a Esplanada. De acordo com informações publicadas pela Folha, houve correria e reclamações de “fura fila” entre os apoiadores que tentavam entrar na área restrita.

Continua após a publicidade

Autoridades do Governo do Distrito Federal e integrantes do grupo de transição avaliam que a posse deve receber cerca de 300 mil pessoas. Para a cerimônia, mais de 60 delegações de outros países estão confirmadas no evento, que contará com a presença de pelo menos 30 chefes de Estado. 

Desta vez, além dos ritos tradicionais, como o desfile do presidente e dos vices-eleitos pela Esplanada, a cerimônia conta com um festival de música repleto de artistas reconhecidos. Dos samba ao pop, o evento conta com Martinho da Vila, Odair José, Maria Rita, Chico César, Geraldo Azevedo e Pablo Vittar.

Veja também:

Veja Também