Quem é o general Tomás Miguel, novo comandante do Exército Brasileiro

Tomás Paiva já chegou a afirmar que o resultado das urnas deve ser respeitado, a primeira manifestação pública de um comandante militar desde os ataques aos Três Poderes

Postado em: 23-01-2023 às 11h29
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem é o general Tomás Miguel, novo comandante do Exército Brasileiro
Tomás Paiva já chegou a afirmar que o resultado das urnas deve ser respeitado, a primeira manifestação pública de um comandante militar desde os ataques aos Três Poderes | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após o governo Lula (PT) demitir o general Júlio César de Arruda do cargo de comandante do Exército Brasileiro, o posto passará ao general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, com quem o presidente tem maior alinhamento.

A confirmação ocorreu neste sábado (21/1), por parte do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Os episódios dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, e a leniência de parte do Exército para agir contra os golpistas foram preponderantes para a demissão de Arruda.

Continua após a publicidade

De sua parte, Tomás Miguel já chegou a afirmar que o resultado das urnas deve ser respeitado – a primeira manifestação pública de um comandante militar desde os ataques aos Três Poderes.

Quem é o novo comandante do exército

Casado e pai de quatro filhos, Tomás Miguel nasceu em 29 de setembro de 1960, na cidade de São Paulo. Ingressou no Exército em 1975, ano em que incorporou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP). Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1981.

Durante sua carreira, comandou alguns batalhões no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Comandou ainda a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, local onde ingressou na carreira militar.

Já esteve a frente do Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, a 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, também na capital federal, a 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas, e Academia Militar das Agulhas Negras.

Ascendeu ao posto de general, o mais alto da carreira, em 31 de julho de 2019. Desde então, passou a integrar o Alto Comando do Exército, órgão colegiado onde são tratados os assuntos relativos à Política Militar Terrestre, além de estratégias e matérias de relevância dependentes de decisão do comandante do exército.

A primeira missão de Tomás Miguel foi chefiar o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), no Rio de Janeiro, órgão responsável em promover a educação, cultura, pesquisa e esporte no exército brasileiro.

Leia também: Goiânia como elo para decisão de Lula em demitir comandante do Exército

Veja Também