Trindade pode repetir nomes na disputa pela prefeitura em 2024

Assim como em 2020, a prefeitura de Trindade poderá repetir, pelo menos, três nomes na disputa, conforme analistas políticos

Postado em: 10-02-2023 às 07h45
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Trindade pode repetir nomes na disputa pela prefeitura em 2024</strong>
Assim como em 2020, a prefeitura de Trindade poderá repetir, pelo menos, três nomes na disputa, conforme analistas políticos. | Foto: Reprodução

Assim como em 2020, a prefeitura de Trindade poderá repetir, pelo menos, três nomes na disputa, conforme analistas políticos. O atual prefeito, Marden Júnior (PSDB), é praticamente certo no páreo. 

No momento, o comandante do paço foca na gestão, mas deve buscar, também, reforçar os apoios. Marden foi o sucessor de Jânio Darrot, em 2020 e venceu o páreo com 37,72% dos votos. 

Ele superou dois nomes que podem voltar ao páreo em 2024: o ex-deputado estadual Dr. Antônio (União Brasil), que teve 28,57% dos votos; e o deputado estadual Dr. George Morais (PDT), que fez 25,7%. 

Continua após a publicidade

Morais, que já foi prefeito de Trindade, foi o segundo deputado mais votado na cidade, 6,8 mil votos. O primeiro foi justamente Cristiano Galindo (Solidariedade), com 13,1 mil eleitores naquele município. 

Destaca-se, Galindo teve o apoio de Marden. Desta forma, os 21% dos votos válidos em Trindade demonstram que o prefeito tem força e, neste momento, se destaca como favorito em 2024, quando deve disputar a reeleição. 

Mas Moraes segue vivo. Além de conseguir garantir o cargo na Assembleia após decisões judiciais, ele tem como companheira a esposa Flávia Moris, terceira deputada federal mais bem votada em 2022, com 142,1 mil votos. 

Já Dr. Antônio, que ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura em 2020, foi o terceiro candidato a deputado estadual mais bem votado na cidade. Foram 5,3 mil no município. Ele não foi reeleito. 

O momento é precoce, contudo, e os três nomes são da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Apesar disso, não há impeditivo. Antônio e Morais também o eram em 2020 e, ainda assim, entraram no páreo. 

Outras fontes ouvidas pelo Jornal O Hoje citam, ainda, outras possibilidades. Apesar de Jânio Darrot (Patriota) negar, há quem aposte que o ex-prefeito tem pretensões de retornar ao cargo. Ele apoiou Marden em 2020, mas não teria descartado a possibilidade. “Pode haver um rompimento.”

Além disso, o deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil), que foi prefeito de Piracanjuba, é natural de Trindade. Para isso, ele deverá mudar o domicílio eleitoral. A possibilidade foi noticiada pelo Jornal Opção. 

Região Metropolitana

Na Região Metropolitana, Goiânia e Aparecida de Goiânia também aquecem os motores para 2024. Na capital, Rogério Cruz (Republicanos) busca melhorar a harmonia com Legislativo e melhor a opinião pública sobre seu nome para disputar a reeleição.

Ele deve ter, no páreo, nomes como o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que já disputou com figuras expressivas como Iris Rezende e Maguito Vilela, ambos do MDB, e terminou em segundo lugar. A avaliação de aliados é que ele se destaca nesse “vácuo de poder”, sem grandes caciques da política goianiense. 

Além dele, quatro mulheres estariam cotadas. São elas: a deputada federal Adriana Accorsi (PT); a vereadora Aava Santiago (PSDB); a filha de Iris, Ana Paula Rezende (MDB); e a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), que, para concorrer, deverá mudar de partido. Outro nome possível é o do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil). 

Aparecida de Goiânia, por sua vez, tem desenhado um embate entre o atual prefeito, Vilmar Mariano (Patriota), e o presidente da Câmara Municipal, vereador André Fortaleza (MDB). Além dele, o empresário e deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) é um candidato possível, assim como o ex-deputado, Delegado Waldir (União Brasil). Também membro da Câmara Federal, Professor Alcides (PL) aparece na lista de citados.

Veja Também