Deputado Nikolas Ferreira deve responder pedido de cassação após fala transfóbica no Dia da Mulher

Deputado mais votado de Minas Gerais, Nikolas disse na tribuna da Câmara que "se sentia mulher" e que deveria ser chamado de "deputada Nicole"

Postado em: 09-03-2023 às 09h26
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputado Nikolas Ferreira deve responder pedido de cassação após fala transfóbica no Dia da Mulher
Deputado mais votado de Minas Gerais, Nikolas disse na tribuna da Câmara que "se sentia mulher" e que deveria ser chamado de "deputada Nicole" | Imagem: Reprodução/ TV Câmara

Após as falas transfóbicas proferidas no plenário da Câmara por Nikolas Ferreira (PL-MG) na quarta-feira (8/3), um grupo de deputados liderados por Tabata Amaral (PSB–SP) pretende pedir a cassação do parlamentar ao Conselho de Ética da Câmara.

“A transfobia ultrapassa a liberdade de discurso garantida pela imunidade parlamentar. Afinal, transfobia é crime”, disse Tabata.

Deputado mais votado de Minas Gerais, Nikolas Ferreira (PL) usou o momento de fala na tribuna da Câmara dos Deputados para dizer que “se sente mulher” e que deveria ser chamado de “deputada Nicole”.

Continua após a publicidade

“Me sinto mulher, deputada Nicole, e tenho algo muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo o seu espaço para homens que se sentem mulheres”, disse.

Após a fala do mineiro, a deputada Tabata Amaral chamou Ferreira de “moleque” e cobrou respeito do parlamentar.

“Estamos falando de um homem que no Dia Internacional das Mulheres tirou nosso tempo de fala para fazer uma fala preconceituosa, criminosa, absurda e nojenta. A transfobia ultrapassa a liberdade de discussão que é garantida pela imunidade parlamentar”, disse.

Nikolas Ferreira já responde judicialmente por transfobia contra a deputada Duda Salabert (PDT-MG), que é uma mulher trans.

“Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é”, afirmou Ferreira, na época em que ambos eram vereadores em Belo Horizonte (MG).

Leia também:

Veja Também