Quinta-feira, 28 de março de 2024

Dilma se reúne com ministros dos países-membros a fim de comandar banco do Brics

As conversas aproximam-se de "sabatinas" pela qual Dilma tem de passar para assumir a presidência do NBD

Postado em: 10-03-2023 às 11h30
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Dilma se reúne com ministros dos países-membros a fim de comandar banco do Brics
As conversas aproximam-se de "sabatinas" pela qual Dilma tem de passar para assumir a presidência do NBD | Foto: Divulgação/ TSE

A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) fez reuniões virtuais com ministros da Economia de outros países dos Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul).  As conversas são uma espécie de “sabatina” ao qual Dilma tem de passar para assumir a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira do Brics. 

Atualmente, o banco é presidido pelo diplomata brasileiro Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é de que a ex-presidenta conclua todas essas etapas prévias até o fim de março, quando deve acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem oficial à China. 

Segundo fontes do Palácio do Planalto ao g1, a ida ao país asiático será a oportunidade de fazer as articulações finais para que Dilma tenha apoio total na condução à presidência do “Banco dos Brics”.

Continua após a publicidade

Também cresce dentro do governo, a movimentação para que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma um posto no conselho do banco. Atualmente, o vice também acumula o ministério de Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços.

Leia também: Kajuru quer impedir atuação de ministro no caso das joias para Bolsonaro

Veja Também