ABC mudará para Centro Cultural Oscar Niemeyer, diz Caiado

Decisão não agradou representantes da Cultura nem servidores da ABC e CCON

Postado em: 28-03-2023 às 16h30
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: ABC mudará para Centro Cultural Oscar Niemeyer, diz Caiado
Decisão não agradou representantes da Cultura nem servidores da ABC e CCON | Foto: Reprodução

O governador Ronaldo Caiado (UB) confirmou nesta terça-feira (28) a decisão de transferir a Agência Brasil Central (ABC) para o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). O anúncio sobre a mudança do local que abriga a televisão e a rádio estatais foi feito para O Popular. Segundo o governador, o prédio atual, no Parque Santa Cruz, ficaria para a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Ainda de acordo com Caiado, mesmo com a decisão já tomada, a administração estadual está checando como os prédios serão reformados e que adequações serão necessárias em cada ambiente. A declaração sobre o assunto aconteceu logo após o evento de entrega de título de cidadania à primeira-dama Gracinha Caiado, na Câmara de Goiânia.

Para o governador, com esta medida, a ideia é economizar gastos com aluguel e direcionar os recursos para projetos da cultura e da comunicação. Caiado também afirmou que a meta é de que até o final do governo dele todos os órgãos estaduais estejam localizados em imóveis públicos. O político finalizou sua fala explicando que, ao transferir a ABC para o CCON, o Estado estaria promovendo uma integração ainda maior entre as áreas da Educação e da Cultura.

Continua após a publicidade

Leia também: Secretaria da Cultura doa livros ao sistema penitenciário

Oposição

A decisão do governo de Goiás enfrenta crítica de representantes do setor cultural, de servidores da ABC e da equipe dos órgãos que funcionam atualmente no CCON. As especulações sobre a mudança já aconteciam desde o início do mês de março, quando o deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia, Talles Barreto (UB), comentou sobre a possibilidade em entrevista à TV Brasil Central (TBC).

Os envolvidos com a parte cultural dizem temer uma “invasão” de espaços que hoje são voltados para atividades do setor. Enquanto isso, os servidores argumentam que, além de ser um prédio histórico, recentemente a ABC passou por reformas e recebeu novos estúdios com altos investimentos. O plano dos servidores é realizar uma assembleia sobre o assunto na próxima quinta-feira (30).

Quanto aos funcionários dos órgãos que funcionam no CCON, eles alertam para a falta de estrutura do local para abrigar estúdios de rádio e televisão. O Centro abriga parte da Secretaria Estadual da Retomada, a Goiás Turismo e a Orquestra Sinfônica.

Veja Também