Assuntos pessoais dificultam chegada de Rodney na prefeitura de Goiânia

“Tenho alguns limites”, revela o ex-secretário de Segurança Pública de Goiás; definição deve ocorrer nesta quarta-feira (11)

Postado em: 11-04-2023 às 09h33
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Assuntos pessoais dificultam chegada de Rodney na prefeitura de Goiânia
“Tenho alguns limites”, revela o ex-secretário de Segurança Pública de Goiás; definição deve ocorrer nesta quarta-feira (11) (Foto: Reprodução/Instagram/Rogério Cruz)

Convidado pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), para o cargo de secretário particular, o ex-secretário de Segurança de Goiás, Rodney Miranda, revela ter disposição para ajudar, mas precisa alinhar como se daria esta função. “Tenho alguns limites”, disse ao Jornal O Hoje ao reforçar que a dificuldade são “assuntos pessoais”.

Rodney lembra que está há mais de um ano fora da vida pública e, por isso, os técnicos da prefeitura analisam um formato em que a contribuição dele poderia ocorrer. O ex-secretário do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) acredita que até esta quarta-feira (12) haja uma definição – pelo sim ou pelo não.

Sobre as funções que exerceria, ele diz que isto também será formulado. Contudo, adianta que, “em princípio, seria um assessoramento direto ao prefeito. Questão de integração, especialmente, com órgãos de segurança. Estaduais, Ministério Público… E outras demandas em cima da minha experiência”.

Continua após a publicidade

Rodney resume: “Seria um assessoramento pessoal. Por isso o cargo de secretário particular.” Ele reforça que existem alguns assuntos pessoais que não tem conseguido se desvencilhar, neste momento. Quais são estes temas, contudo, ele não revela.

O convite

A conversa com o prefeito Rogério Cruz, correligionário de Miranda, aconteceu na última quinta-feira (6). À época, o prefeito não informou os motivos pelas redes, dizendo apenas: “Tivemos uma conversa produtiva acerca da nossa administração e sobre o futuro da nossa cidade.”

O cargo de secretário particular, atualmente, é ocupado pelo chefe de Gabinete José Alves Firmino. A expectativa era que Rodney desse o “sim” ainda nesta terça-feira (11).

Miranda é do Espírito Santo, mas vive em Goiânia. Desde outubro do ano passado é discutida a possibilidade dele integrar a prefeitura. Naquela época, ele poderia ocupar a secretaria de Governo –atualmente com Jovair Arantes –, mas “ruídos” com os vereadores teriam travado a indicação.

Mas sobre Rodney, o ex-secretário de Segurança Pública do governador Ronaldo Caiado foi prefeito de Vila Velha (ES) e deputado estadual no Espírito Santo. Em 2018 ele chegou a tentar ir à Câmara Federal por aquele Estado, mas não foi eleito.

Na Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás, ele ficu de 2019 a abril de 2022. À época, ele se desincompatibilizou para concorrer como deputado federal. Ficou como suplente.

Momento delicado

A participação de Rodney chegaria em um momento delicado da prefeitura e Câmara de Goiânia. O parlamento realiza uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a Comurg e gera desgastes. Contudo, conforme revelado por Wilson Silvestre, na Coluna Xadrez, o gestor busca “resistência e diálogo” para amenizar o clima com os vereadores.

“O prefeito percebeu que, ao terceirizar essa função ao secretário de Governo Municipal Jovair Arantes, também Republicano, esvaziou sua autoridade política para selar acordos e sedimentar uma aliança duradoura com os vereadores. Ao voltar para o leito normal do poder, sinaliza aos auxiliares e aliados, que o comando é dele e o que disser, será honrado. Sem intermediários, afinal, não faz sentido terceirizar negociação política se a última palavra é sua. Em outras palavras: pronto para a luta e revigorado para o segundo round”, escreve Wilson.

Veja Também