Paço lança central Atende Fácil no Shopping Cidade Jardim

Segunda unidade a ser inaugurada por Iris Rezende visa prestar atendimento presencial aos moradores da Região Sudoeste da Capital

Postado em: 23-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Paço lança central Atende Fácil no Shopping Cidade Jardim
Segunda unidade a ser inaugurada por Iris Rezende visa prestar atendimento presencial aos moradores da Região Sudoeste da Capital

Lucas de Godoi*

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Goiânia inaugura hoje a segunda central voltada ao relacionamento presencial com os cidadãos, no Shopping Cidade Jardim, no bairro de mesmo home. A ampliação ocorre dois anos após o prefeito Iris Rezende inaugurar esta central de atendimento na Capital. A unidade ofertará à população mais de 300 serviços de diversas secretarias. A solenidade de inauguração da Atende Fácil Cidade Jardim acontece às 9 horas na recepção do local.

A nova central de relacionamento foi construída com investimentos do centro de compras. A empresa custeou as obras físicas para construção do espaço, a rede lógica, o mobiliário e os equipamentos. Coube à prefeitura a estruturação da equipe, a gestão do atendimento e a manutenção do espaço. “A gente tem trabalhado incansavelmente e começamos a colher bons frutos”, diz o secretário Alessandro Melo, à frente da Secretaria Municipal de Finanças, pasta que administra as Atende Fácil. 

A unidade também terá atendimento por senha e mecanismos de avaliação do serviço prestado pelos servidores da prefeitura. Uma das principais diferenças das centrais da Prefeitura de Goiânia em relação ao modelo padrão é que, para reduzir tempo de espera e impedir a ociosidade de um posto enquanto outro tem fila, os guichês funcionam em sistema de multiatendimento. Isso significa que não há reserva de atendimento por secretaria. Todos os guichês e funcionários estão preparados para atender à carteira completa de serviços prestados pela Atende Fácil.

Satisfação

A primeira Atende Fácil, inaugurada em 30 de maio de 2016, demandou da prefeitura investimento de R$ 729 mil na construção do espaço físico dentro do complexo que compõe o Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), situado no Park Lozandes; em mobiliários, equipamentos e identidade visual. Em dois anos a central atendeu 302 mil cidadãos. Serviços relacionados ao Cadastro de Atividades Econômicas (CAE), a exemplo de licenciamento e alterações, foram os mais procurados desde a inauguração da unidade. Em seguida, no ranking de demandas por partes dos cidadãos estão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e o Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI).

Para aumentar os índices de satisfação dos usuários, melhorar a celeridade e a eficiência, o poder público municipal criou um manual, de 30 páginas, que vincula as regras ao valor da gratificação mensal recebida pelos servidores. Pelo mecanismo, infrações resultam em advertências, redução na remuneração dos funcionários e podem levar até mesmo ao afastamento do cargo. “Descumprimento de horário, demora no atendimento, insatisfação do usuário e procrastinação estão entre os exemplos de transgressões que geram perda de pontos para os servidores e, consequentemente, acarreta em redução no valor da gratificação mensal. Há outras mais graves, como o descumprimento de escalas de trabalho e o uso de telefone celular durante o expediente, que são consideradas faltas graves e, por isso, resultam em perdas cumulativas de pontos”, explica Alessandro Melo. 

Foco na população

Outra forma de atender os cidadãos são as frentes de serviços instituídas pelo prefeito Iris Rezende na Capital. Ontem ele visitou a 73ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás para acompanhar os serviços que estão sendo prestados no local por diversas pastas. Os estandes vão ficar no parque durante todos os dias do evento.

“A agropecuária goiana desperta interesse do mundo inteiro, temos que ressaltar as empresas de pesquisas e tecnologia da área. Goiânia tem a honra de sediar o evento. O poder público, a sociedade, os produtores rurais participam deste processo extraordinário”, disse o prefeito na solenidade de abertura da festa, na semana passada. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também