Zé Eliton defende a união da base e apoio aos prefeitos

Governador afirma que sua agenda de trabalho está concentrada na administração e que as demandas políticas serão resolvidas junto com aliados

Postado em: 23-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton defende a união da base e apoio aos prefeitos
Governador afirma que sua agenda de trabalho está concentrada na administração e que as demandas políticas serão resolvidas junto com aliados

Lucas de Godoi* 

Continua após a publicidade

O governador José Eliton defendeu a união da base de governo e indicou que estão havendo negociações nesse sentido. “Com muito diálogo, respeito às divergências e com disposição para construir”, declarou em entrevista as emissoras de rádio das regiões Sul e Sudeste do Estado nesta terça-feira, indicando que tem muito o que mostrar nas eleições deste ano. 

Para ele, este é um momento de crescimento do projeto da base, que é a sua reeleição. O governador disse que vai para o embate eleitoral com uma extensa folha de serviços prestados ao Estado. “Nós vamos para as eleições com muito a mostrar. Temos um portfólio de conquistas nesses últimos anos, especialmente no período em que assumi o governo. Temos resultados altamente positivos para justificar nosso projeto. Com este legado nós vamos para o bom embate eleitoral”.

Eliton fez questão de dizer que o foco atualmente é na gestão. “Neste momento não estou preocupado com política. Estou trabalhando com foco no governo. A minha atenção está voltada a governar Goiás, a pagar a folha dos servidores em dia, em manter o equilíbrio das contas públicas, honrar os compromissos com os fornecedores e empresas que prestam serviços ao Estado e continuar com esse conjunto de obras importantes que estamos realizando em todos os municípios”, enfatizou o governador.

O governador falou ainda sobre a união da base do governo. “Os presidentes dos partidos estão conversando. Nós vamos chegar a um consenso a cerca dessa questão. Política se faz através do diálogo. Quem não tem capacidade de dialogar, não tem capacidade de governar. Temos de saber compreender aqueles que pensam diferente, respeitar as posições divergentes, mas procurando sempre construir”, afirmou. “Eu sou daqueles que, se for preciso, vou para o embate até o final. Nós temos que ter capacidade de compreender as diferentes formas de se pensar”, afirmou. 

Na entrevista José Eliton falou também sobre Segurança Pública, Saúde, programa Goiás na Frente, programas sociais e obras rodoviárias. “Goiás se insere cada vez mais na agenda do século atual, da modernidade, da convergência”, afirmou, ao avaliar o desenvolvimento de ações consolidadas nas gestões junto ao ex-governador Marconi Perillo, e dos programas instituídos recentemente. 

Obras

“É uma visão de governo externada pelo ex-governador Marconi Perillo, compartilhada por mim no sentido de buscar apoiar os municípios no momento em que o Brasil atravessa uma crise muito profunda na sua história, e nós estamos iniciando um processo de recuperação econômica, e sabemos que cada vez que temos um cenário como este os municípios perdem capacidade de investimento, de realização de obras e, portanto, precisam do apoio do governo”, disse Eliton ao mencionar as obras levadas aos municípios. 

Ele destaca que o governo de Goiás tem a tradição de ser municipalista, para lembrar que quem definiu o conjunto de obras foram os prefeitos e prefeitas de cada município, e “nós estamos passando regularmente os recursos para construção de obras. Fizemos mais de 188 convênios com municípios goianos, que impactam mais de 230 obras. Estamos em fase de conclusão de aproximadamente mais 80 convênios, e esperamos ao final 245 municípios. Só o município de Catalão que optou por não solicitar apoio do governo na modalidade do Goiás na Frente”.

Proteção social

Eliton lembra que já tem trabalhado no sentido de manter as conquistas, estabelecer e consolidar avanços importantes para a sociedade goiana, observados ao longo das últimas duas décadas, mas principalmente agora é hora de modernizar. De avançar nas políticas de proteção social. 

Eliton destaca que recentemente a primeira-dama Fabrina fez um simpósio para as primeiras-damas do Estado, onde apresentou a nova plataforma de políticas de proteção social, da inclusão a partir do conhecimento, da qualificação profissional, gerando oportunidades a partir do financiamento, do microcrédito para as famílias de baixa renda poderem ter acesso ao sonho de iniciar um pequeno negócio, e para que, com o passar do tempo, essas famílias possam ter condições de tocarem suas vidas sem a necessidade de programa de transferência de renda. (*Especial para O Hoje) 

Governador comemora geração de empregos em Goiás 

Goiás é o quarto colocado na geração de empregos formais no mês de abril. O governador José Eliton disse que isso mostra, por si só, a pujança da economia goiana, mesmo diante de um quadro não muito favorável ao emprego no Brasil dos últimos anos. 

“Goiás é um dos estados brasileiros campeões na criação de vagas de trabalho formal. Em abril, o saldo positivo no Estado foi de 8.791 novos postos de trabalho com carteira assinada, o quarto maior do País, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná”, observou José Eliton.

Em abril, o setor que mais criou vagas de emprego em Goiás foi a indústria da transformação, com 3.801 contratações a mais que desligamentos no mês. Em seguida, aparece a agropecuária, com 2.564 vagas de saldo. O terceiro setor que mais abriu postos de trabalho com carteira assinada foi a construção civil, com 1.451. O setor de serviços também teve desempenho positivo, com 1.263 novas vagas.

O governador informou ainda que este mês também foi o melhor abril dos últimos quatro anos para o mercado de trabalho em Goiás, de acordo com os dados do Caged. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, o saldo positivo foi 22% maior. A mesma tendência tem sido observada desde o início do ano, o que projeta que o ano pode terminar com mais empregos criados que 2017, quando o mercado de trabalho goiano teve saldo positivo de 25.370, o segundo melhor do Brasil, atrás apenas de Santa Catarina.

Por municípios, Goianésia foi o que teve melhor desempenho em abril. No mês, o saldo de empregos com carteira assinada foi de 972 postos de trabalho. Em segundo lugar ficou Formosa, com 729 e, em seguida, Goiânia, com 683. 

Geração de energia solar vai ser impulsionada 

José Eliton se reuniu nesta terça-feira com o deputado estadual Simeyzon Silveira, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás, e representantes da cadeia produtiva de energia solar do Estado, com objetivo de estabelecer diretrizes de trabalho. Ele pretende implementar propostas que facilitem mais investimentos em energia limpa em Goiás e para que mais empresas do ramo se instalem em território goiano.

“Éramos o oitavo e hoje nós somos o sexto estado com energia fotovoltaica, energia limpa. E nossa meta é chegar até o final do ano entre os três maiores estados em produção de energia limpa”, disse o deputado estadual Simeyzon Silveira.

Lançado em fevereiro do ano passado pelo governador Marconi Perillo e o então vice-governador José Eliton, o Programa Goiás Solar já é referência nacional.  Segundo Simeyzon, a intenção é cada vez menos usar a energia das termelétricas e buscar mais outras fontes complementares de energia limpa, “tornando o nosso estado cada vez mais forte e competitivo”. 

Outro dado importante apresentado na reunião é que o Goiás Solar tem auxiliado com a desburocratização e a redução da carga tributária, além da implementação de diversas iniciativas que corroboram com o desenvolvimento da geração e transmissão de energia solar. Uma das metas do programa é a de buscar capilarizar a geração de energia solar fotovoltaica para todas as regiões do estado, fomentando o uso dela em áreas urbanas e rurais. 

José Eliton recebeu a demanda dos empresários e determinou que o Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Hwaskar Fagundes, realize estudos para verificar as possibilidades de viabilização de propostas que facilitem os investimentos no setor em Goiás. 

Veja Também