CEI ouve empresário responsável por manutenção de caminhões da Comurg

Os vereadores questionaram o Divino por que tantos veículos que deveriam estar prestando serviço à Comurg estão em manutenção

Postado em: 01-06-2023 às 08h46
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: CEI ouve empresário responsável por manutenção de caminhões da Comurg
Os vereadores questionaram o Divino por que tantos veículos que deveriam estar prestando serviço à Comurg estão em manutenção | Foto: TV Câmara

Na quarta-feira (31/5), os vereadores integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Comurg ouviu o empresário Divino José Coutinho, dono da empresa Centro Automotivo H3 Ltda. A empresa presta serviço de manutenção e fornecimento de peças para 118 caminhões da companhia.

“Os serviços corriqueiros são feitos pela oficina mecânica própria da Comurg, como troca de pastilhas de freio, por exemplo. Nesse caso, eu só entrego as peças. Em casos específicos, quando eles não possuem as ferramentas para fazer o reparo, os caminhões são consertados na minha oficina”, explicou.

O contrato, vencido em um pregão eletrônico e iniciado há menos de dois meses, é no valor de até R$ 32 milhões durante um ano. Divino disse que esta é a primeira licitação vencida por ele. Disse também que a companhia tem pago uma média de R$ 1,5 a 2 milhões por mês a sua empresa – a maior parte pela aquisição de peças – contudo, os pagamentos costumam ocorrer com atrasado de um a dois meses. 

Continua após a publicidade

O vereador Ronilson Reis (PMB) citou uma reportagem de ontem da TV Anhanguera em que foi denunciada a quantidade de caminhões parados para manutenção e em más condições nos pátios da Comurg que poderiam ser consertados e voltarem a rodar. “Ontem, 33 caminhões coletaram lixo na cidade, mas especialistas dizem que o mínimo deveria ser 46 para haver uma boa prestação de serviço. Não entendo como há um contrato milionário de manutenção e haver tantos caminhões parados, sendo que ainda querem alugar mais 30 caminhões para coleta”, afirmou o presidente da CEI. 

O vereador perguntou a Divino por que tantos veículos estão em manutenção. Ele respondeu que, devido aos caminhões mais novos, adquiridos em 2020, terem câmbio automático, eles ficam mais tempo parados aguardando chegada de peças, o que pode levar até 60 dias. “Os caminhões estão estragando no tempo certo porque eles já tem mais de cem mil quilômetros rodados”, acrescentou. 

Perguntado pelo vereador Leo José (Republicanos) se seria possível recuperar os caminhões antigos para voltarem a fazer a coleta de lixo, Divino respondeu que sim. “Talvez se gaste, por veículo, até 40% do valor de um zero-quilômetro e vai aguentar rodar igual um caminhão novo”, garantiu.

Leia também: Relatório da CEI deve focar no apontamento de “soluções” para os problemas da Comurg

Com informações da Câmara Municipal de Goiânia

Veja Também