Virada Ambiental: Alego vai lançar 5ª edição de iniciativa para preservação do Cerrado goiano

A iniciativa será lançada em evento aberto no auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, na manhã da próxima segunda (5/6)

Postado em: 01-06-2023 às 12h19
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Virada Ambiental: Alego vai lançar 5ª edição de iniciativa para preservação do Cerrado goiano
A iniciativa será lançada em evento aberto no auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, na manhã da próxima segunda (5/6) | Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vai lançar na próxima segunda-feira (5/6) a 5ª edição do Virada Ambiental, projeto voltado à preservação e restauração do Cerrado goiano.

A iniciativa será lançada em evento aberto no auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, a partir das 9h30. A data marca a celebração, em âmbito mundial, do Dia do Meio Ambiente, e a abertura das atividades da Semana do Meio Ambiente na Alego.

“Será um dia inteiro de programação, com muita informação sobre o meio ambiente e sustentabilidade”, destaca a presidente do colegiado responsável pelo lançamento do evento, deputada Rosângela Rezende (Agir). O programa visa alcançar os 246 municípios goianos, com o plantio de espécies nativas.

Continua após a publicidade

Idealizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento é lançado pela segunda vez no Legislativo goiano. “Isso se motiva não só pela conservação da vegetação do bioma, mas também pelo aumento da qualidade ambiental no estado, que tem um dos maiores índices de desmatamento no Brasil”, enfatiza Rezende.

Ao todo, serão doadas 246 mil mudas por diversas instituições goianas, entre elas a Saneago, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), entre outras.

O evento contará, ainda, com o apoio da União dos Vereadores de Goiás (UVEGO), da Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Associação Goiana de Municípios (AGM). A quarta edição do projeto, realizada em novembro de 2022, recebeu inscrições de 230 municípios goianos, onde foram plantadas 200 mil mudas de várias espécies.

Leia também: Com chegada da estiagem, entidades reforçam iniciativas de proteção do Cerrado

Aplicativo PlanteGO

Outro destaque da edição será a apresentação do aplicativo PlanteGO. A tecnologia, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), tem a finalidade de proporcionar aos cidadãos um canal fácil e rápido para o registro do plantio de mudas em ambientes urbanos e rurais do estado de Goiás. Além de registrar o ato e outras informações, o usuário poderá compartilhar o plantio com sua rede de amigos e ajudar na divulgação da ação ambiental.

Veja Também