Com chegada da estiagem, entidades reforçam iniciativas de proteção do Cerrado

Os focos de incêndio podem colocar em risco a biodiversidade no segundo maior bioma do País, trazendo insegurança a comunidades e causando prejuízos materiais

Postado em: 27-05-2023 às 17h00
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Com chegada da estiagem, entidades reforçam iniciativas de proteção do Cerrado
Os focos de incêndio podem colocar em risco a biodiversidade no segundo maior bioma do País, trazendo insegurança a comunidades e causando prejuízos materiais | Foto: Giovanna Leopoldi

Com a chegada da temporada de seca, que vai de maio a outubro, a preocupação com o alastramento do fogo no Cerrado é novamente reacendida. Os focos de incêndio podem colocar em risco a biodiversidade no segundo maior bioma do País, trazendo insegurança a comunidades e causando prejuízos materiais.

Para conscientizar sobre esses riscos, entidades ambientais lançam neste mês de maio a segunda edição da campanha Defensores do Cerrado, que busca alerta a sociedade civil sobre a importância das brigadas voluntárias, responsáveis por atuar diretamente na prevenção e combate dos incêndios na região.

A campanha é uma realização da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com o apoio do Instituto Humanize, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Nature Invest, Instituto Cerrados e Fundo Casa Socioambiental.

Continua após a publicidade

Leia também: Em quatro meses, desmatamento no Cerrado derrubou área equivalente a duas cidades do Rio de Janeiro

Dados do Monitor do Fogo

Uma parceria entre o MapBiomas e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) – mostram que a ocorrência de incêndios no Brasil atingiu uma área equivalente ao estado do Acre em 2022: foram 16,3 milhões de hectares, sendo 45% (7,4 milhões de hectares) no Cerrado. Além disso, somente no ano passado, o bioma registrou avanço de 20% no desmatamento, o que contribui para deixar o clima mais seco e fragmenta a paisagem natural, criando condições para novos focos de incêndio.

“Além de chamar atenção da sociedade para a importância da atuação dos brigadistas, a campanha também quer convidar empresas e organizações para contribuírem com o trabalho dos voluntários, que precisam de apoio”, afirma a gerente sênior de Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário, Leide Takahashi, que também é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

Takahashi destaca que o Cerrado é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta – apenas entre os vertebrados, há mais de 800 espécies de aves e 1.200 peixes e mais de 7 mil espécies de plantas vasculares, das quais 45% são endêmicas. Além disso, o bioma é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico do país.

“Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes. Em função disso, a savana brasileira é considerada a caixa d’água do continente por concentrar as principais nascentes e parte dos afluentes mais importantes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazonas, São Francisco e Paraguai)”, salienta a especialista.

Leia também: 99% dos incêndios no cerrado goiano são provocados pela ação humana

Defensores do Cerrado

Nesta nova edição, a campanha fez uma parceria com a jornalista e influenciadora Bárbara Lins, que divulga as paisagens do Cerrado para seus 168 mil seguidores no Instagram. Também foram produzidos vídeos com líderes comunitários do bioma para realçar o que o Cerrado tem a oferecer e mostrar a riqueza sociocultural presente em seu território.

Os cinco “personagens do Cerrado” são: Vilmar Kalunga, quilombola e atual prefeito de Cavalcante (GO); Nahiane Kalunga, contadora, quilombola e gestora de projetos; Maria Aparecida Norberto da Silva, professora, agricultora e responsável pela associação de moradores do assentamento Rio Bonito; Richard Avolio, dono da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Vale das Araras, empreendedor na área de turismo de natureza e brigadista voluntário; e Teia Avelino, líder comunitária em Alto Paraíso (GO).

“Muitos incêndios são criminosos, mas outros acontecem de forma natural. É muito importante que consigamos manter esse trabalho e até buscar mais apoio junto a outras instituições, para que possamos manter o nosso Cerrado vivo, em pé”, afirma Vilmar Kalunga, lembrando do grande incêndio de 2017, que queimou quase 148 mil quilômetros quadrados de área. Naquele ano, o Cerrado foi o bioma mais afetado pelo fogo, segundo dados do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Embora o fogo faça parte da ecologia de boa parte das espécies do Cerrado e seja estratégico para o Manejo Integrado do Fogo (MIF), que contribui positivamente para a proteção da biodiversidade, os incêndios podem gerar enormes prejuízos ao meio ambiente, aos bens patrimoniais, à saúde da população e, consequentemente, à sociedade”, afirma André Zecchin, biólogo e gerente da Reserva Natural Serra do Tombador, localizada em Cavalcante (GO) e mantida pela Fundação Grupo Boticário desde 2007.

Importância das brigadas voluntárias

As brigadas voluntárias são compostas por guias de turismo, professores, comerciantes locais, estudantes, entre outros. São pessoas extremamente comprometidas com a proteção da região que se disponibilizam a combater incêndios com pouco recurso.

São as brigadas voluntárias que, juntamente com brigadistas do ICMBio e do PrevFogo/Ibama, conseguem chegar mais rápido aos focos de incêndios em áreas naturais, especialmente em locais distantes dos grandes centros urbanos, executando rapidamente o primeiro combate e evitando que as chamas se alastrem.

O trabalho exige grande esforço físico, como enfrentar sensações térmicas que ultrapassam 250°C e caminhar dezenas de quilômetros por dia em áreas de difícil acesso. Para isso, carecem de recursos para garantir uma estrutura mínima, promover a formação de brigadistas, além de adquirir e manter equipamentos para o combate ao fogo.

Veja Também