Padilha diz que conversará com partidos sobre mudanças em ministérios

O ministro disse que as mudanças estão "na pauta do governo" e que, no momento, o foco é o União Brasil

Postado em: 19-06-2023 às 13h50
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Padilha diz que conversará com partidos sobre mudanças em ministérios
O ministro disse que as mudanças estão "na pauta do governo" e que, no momento, o foco é o União Brasil. | Foto: Planalto

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (19/6) que continuará conversando com partidos que comandam ministérios para possíveis trocas nas chefias das pastas. O ministro disse que as mudanças estão “na pauta do governo” e que, no momento, o foco é o União Brasil.

“Conversamos com o presidente Lula das reuniões que devemos fazer com líderes de vários partidos, sobretudo do União, para continuar conversando sobre o desejo manifestado de reformulação dos ministérios indicados. Está na pauta do governo e devemos tratar próximos dias” afirmou o ministro após reunião com Lula.

A troca que é dada como certa é no Ministério do Turismo, comandado por Daniela Carneiro. A ministra ganhou sobrevida após reunião com o presidente. O União Brasil, no entanto, quer que a pasta seja chefiada pelo deputado Celso Sabino (UB-PA), mas não deu garantias em caso a troca seja realizada.

Continua após a publicidade

Lula busca dar uma “saída honrosa” para Daniela. Porém, tanto a ministra quanto seu marido, prefeito de Belford Roxo, Walguinho, têm dito a aliados que não veem motivos para que ela peça exoneração do ministério. Eles argumentam que o cargo é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que cabe a ele tomar iniciativa de demitir a ministra.

Além disso, Waguinho tenta obter contrapartidas do governo com nomeações de cargos no Rio de Janeiro e liberações de recursos.

Lira

Padilha também negou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tenha pedido ministérios como moeda de troca para solidificar apoio ao governo.

“Em nenhum momento o Arthur Lira reivindicou nenhum ministério, temos que ser justo quanto a isso”, afirmou. “Queremos posicionar claramente que o presidente Lula em nenhum momento colocou o Ministério da Saúde como cota de nenhum partido”, completou.

Veja Também