Dino pretende enviar à PF pedido do Ministério das Minas e Energia para investigar apagão

Falta de energia afetou 29 milhões de consumidores de 25 estados, nesta terça-feira

Postado em: 16-08-2023 às 10h07
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Dino pretende enviar à PF pedido do Ministério das Minas e Energia para investigar apagão
Falta de energia afetou 29 milhões de consumidores de 25 estados, nesta terça-feira | Foto: Divulgação

O ministro da Justiça, Flavio Dino, informou que irá enviar nesta quarta-feira (16) à Polícia Federal um ofício pedindo a investigação preliminar sobre o apagão que atingiu consumidores de 25 estados e do Distrito Federal nesta terça-feira (15).

De acordo com o ministro, peritos ficarão encarregados de apurar os fatos relatados pelo ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira que, na terça relatou que pediria a Polícia Federal para apurar eventual ação intencional do apagão.

A partir desta investigação, a PF decidirá se será instaurado um inquérito policial. O governo federal ainda não detalhou as causas do apagão. Na terça, Silveira disse que ele foi causado por um “evento” no Ceará e outro, ocorrido em outro local até então não detectado pelas autoridades.

Continua após a publicidade

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia (MME), o blecaute afetou cerca de 29 milhões pessoas no Distrito Federal e em todas as unidades federativas do país, com exceção de Roraima, que não está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Os primeiros momentos do apagão resultaram na interrupção das operações do metrô, na suspensão de aulas e consultas, na bagunça do urbano e a queima de eletrodomésticos em várias residências.

Veja Também