Partidos de Goiás têm até domingo (5) para realizar convenções

Devem ser homologados candidatos ao governo até domingo Zé Eliton (PSDB), Ronaldo Caiado (DEM),Daniel Vilela (MDB) e Kátia Maria (PT)

Postado em: 01-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Partidos de Goiás têm até domingo (5) para realizar convenções
Devem ser homologados candidatos ao governo até domingo Zé Eliton (PSDB), Ronaldo Caiado (DEM),Daniel Vilela (MDB) e Kátia Maria (PT)

Daniel será homologado candidato na convenção de sábado

Rafael Oliveira*

Os partidos em Goiás ainda têm até domingo (5) para realizar as convenções estaduais para aprovar os nomes dos candidatos ao governo ou decidir apoio a outro candidato. As convenções também vão definir os candidatos a senador e deputado federal e estadual. 

Continua após a publicidade

Em Goiás, duas legendas que terão candidato ao governo já fizeram convenções: O Partido Comunista Brasileiro (PCB), definiu o nome do professor Marcelo Lira para o governo e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que fez convenção no último domingo (29). Na ocasião foi definido o nome de Weslei Garcia como candidato na chapa majoritária. A candidata a vice, também do PSOL, é Erenilda de Assis, conhecida como Nildinha. 

O senador Ronaldo Caiado (DEM) é pré-candidato ao governo estadual. Apesar de ainda não ter aprovação pela convenção do partido, ele já definiu o deputado estadual Lincoln Tejota (PROS) como vice-governador, o senador Wilder Morais (DEM) candidato à reeleição e o vereador de Goiânia, Jorge Kajuru (PRP), para a segunda vaga ao Senado. 

O PSDB também terá convenção para aprovar o nome do governador José Eliton (PSDB) para reeleição e definir o candidato a vice-governador. Para o Senado, os tucanos preveem a primeira vaga ao ex-governador Marconi Perillo e a segunda para a senadora Lúcia Vânia (PSB), candidata à reeleição. O nome para a vice-governadoria deve ser escolhido entre o PP, nome mais cotado do deputado federal HeulerCruvinel, e o PSD, que quer emplacar o também deputado federal Thiago Peixoto. 

O PTtem a pré-candidata Kátia Maria ao governo e deve ser aprovada na convenção do seu partido. Os petistas ainda não definiram o candidato a vice-governador, que pode ser do PCdoB ou do próprio PT. 

Nacional

As próximas convenções das executivas nacionais acontecerão em Brasília, São Paulo e Curitiba. Faltam 16 partidos definirem suas coligações para a Presidência da República ou homologar os nomes que vem concorrer ao pleito. 

Partidos que têm nomes lançados como pré-candidatos ao Planaltoainda estão na mira para conversas e possíveis apoios a outros candidatos. O MDB ainda falta aprovar o nome do ex-ministro da Fazenda de Temer, Henrique Meirelles (SP). O PTmantém o ex-presidente Lulacomo pré-candidato. 

Um nome dado como certo na disputa é do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pelo PSDB. Outros partidos que ainda vão analisar se vão aprovar nomes para a disputa ou se vão apoiar outro candidato é o partido Novo (João Amôedo), Rede Sustentabilidade (Marina Silva) e o Podemos (Álvaro Dias, senador pelo Paraná). 

Campanhas

A partir das convenções, os partidos podem adotar medidas práticas para desencadear a campanha eleitoral. Por exemplo, podem assinar contratos para instalação física e virtual dos comitês dos candidatos e dos partidos. Mas o pagamento de despesas só é permitido após a obtenção do CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

O CNPJ é solicitado à Secretaria da Receita Federal depois da apresentação das candidaturas à Justiça Eleitoral. Emitido o CNPJ os partidos políticos e os candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral, para divulgação na internet, os dados de arrecadação para financiamento da campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas após o recebimento dos recursos. (*Especial para O Hoje) 

Agenda das convenções em Goiás: 

Quinta-feira, 2 de agosto

Rede Sustentabilidade, às 19horas

Sábado, 4 de agosto

PC do B- às 9 horas, na Assembleia Legislativa de Goiás

DEM- às 9 horas, no Clube Jaó

MDB- às 9 horas,no Oliveiras Place

Domingo, 5 de agosto

PT- às 9 horas, Sede do Diretório Municipal, Rua 260, Setor Leste Universitário

PSD- às 9 horas,sede do partido

PSDB- às 9h30, Goiânia Arena

PP- às 10 horas, Oliveiras Place

PR- às 12 horas, Sede do Partido, na Alameda Ricardo Paranhos

PSB- às 17 horas, Augustus Hotel, Centro de Goiânia

PTB- às 18 horas

 

Veja Também