Bolsonaro confirma que enviou mensagem a empresário com ataques ao STF

No texto enviado a Meyer Nigri, o ex-presidente alega fraude nas eleições de 2022 e faz críticas diretas ao ministro Luís Roberto Barroso

Postado em: 23-08-2023 às 15h24
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro confirma que enviou mensagem a empresário com ataques ao STF
“Mandei, qual o problema?”, diz Bolsonaro sobre mensagem com ataques ao STF - Foto: Sérgio Lima/AFP

Nesta quarta-feira (23), Jair Bolsonaro (PL) confirma que ordenou o empresário Meyer Nigri a repassar fake news sobre as eleições de 2022. Em mensagens pelo WhatsApp, o ex-presidente faz ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No texto, Bolsonaro alega fraude nas urnas eletrônicas com o intuito de descredibilizar o sistema eleitoral brasileiro. Além disso, também faz críticas diretas ao ministro Luís Roberto Barroso

Bolsonaro confirmou o envio das mensagens à Folha de São Paulo, enquanto viajava de avião de Brasília a São Paulo para realizar exames de rotina. “Eu mandei para o Meyer, qual o problema? O (ministro Luís Roberto) Barroso tinha falado no exterior (sobre a derrota da proposta do voto impresso na Câmara, em 2021), eu sempre fui um defensor do voto impresso”, disse Bolsonaro. O ex-presidente chegou à capital paulista às 9h30 desta quarta-feira e foi internado no hospital Vila Nova Star. 

Internado, Bolsonaro fez exames para uma possível correção de hérnia e aderência intestinal. Ele será submetido à coleta de exames laboratoriais e fará uma USG de abdome total. Em seguida, o ex-presidente deve ir para medicina nuclear, onde passará por uma dieta hipergordurosa na cintilografia miocárdica e será submetido à aplicação de termos de imagem e ultrassonografias. Nesta quinta-feira (24), ele fará tomografias, colonoscopia, endoscopia e uma prova de função pulmonar durante a tarde.

Continua após a publicidade

Mensagens confirmadas

Em conversa com Meyer Nigri, fundador da empresa Tecnisa, Bolsonaro ordenou o empresário a repassar fake news sobre as eleições de 2022. No texto encaminhado, o ex-presidente afirma que “Barroso faz peregrinação no exterior sobre o atual processo eleitoral brasileiro, como sendo algo seguro e confiável. O pior, mente sobre o que se tentou aprovar em 2021: o voto impresso ao lado da urna eletrônica, quando ele se reuniu com lideranças partidárias e o voto impresso foi derrotado. Isso chama-se INTERFERÊNCIA.”.

Além disso, Bolsonaro completa que “Todo esse desserviço à democracia dos 3 ministros do TSE/STF faz somente aumentar a desconfiança de fraudes preparadas por ocasião das eleições. O Datafolha infla os números de Lula para dar respaldo ao TSE por ocasião do anúncio do resultado eleitoral”. Ao final, o ex-presidente ainda ordena “REPASSE AO MÁXIMO”. O teor do texto que Bolsonaro enviou está em um relatório da Polícia Federal (PF) exposto nesta terça-feira (22). 

Também na terça, a PF, que investiga o caso, intimou Bolsonaro para depor sobre conversas de golpe entre empresários. O depoimento do ex-presidente está previsto para o dia 31 de agosto. Em um grupo de WhatsApp, empresários brasileiros trocaram mensagens que defendiam golpe de Estado caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhasse a eleição. Foi neste grupo que Meyer Nigri repassou as fake news, conforme ordenou Bolsonaro. De acordo com a PF, as mensagens tinham o intuito de descredibilizar o processo eleitoral brasileiro.

Veja Também