Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Câmara de Senador Canedo terá três novos vereadores após cassação de parlamentares

Decisão foi tomada na última terça-feira (21) pelo Tribunal Superior Eleitoral

Postado em: 23-11-2023 às 20h52
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara de Senador Canedo terá três novos vereadores após cassação de parlamentares
Vão assumir as vagas Willian Coelho (PL), Paulo Varelo (DEM, atualmente, UB) e Tia Fernanda (PRTB) | Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Senador Canedo terá três novos vereadores após a cassação de parlamentares do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), incorporado pelo Solidariedade. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (21) e comunicada à Câmara na quarta-feira (22).

Com a decisão, os vereadores Robson Henrique, Wesley de Souza e Celismar Lima perderam seus mandatos. Os parlamentares foram cassados após ser constatado que o partido descumpriu a cota de gênero, de 30% para candidaturas femininas.

Segundo a decisão do juiz eleitoral Thulio Marco Miranda, assumirão as vagas: Willian Coelho (PL), Paulo Varelo (DEM, atualmente, União Brasil) e Tia Fernanda (PRTB). A cassação dos parlamentares do Pros foi uma vitória para a representatividade feminina na Câmara Municipal de Senador Canedo.

Continua após a publicidade

A relatoria do caso na Corte foi do ministro Benedito Gonçalves. Após a recontagem dos votos da eleição pelo juízo da 46ª Zona de Senador Canedo, na última terça-feira (21), e entendeu que o partido cometeu fraude em candidaturas femininas e, assim, descumpriu a cota de gênero de 30%.

Veja Também