Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Projeto dá a Cavalcante título de Capital dos Kalungas

Texto, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é de autoria do deputado George Morais

Postado em: 28-11-2023 às 08h45
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto dá a Cavalcante título de Capital dos Kalungas
Texto, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é de autoria do deputado George Morais (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) analisa um projeto que confere ao município de Cavalcante o título de Capital dos Kalungas. O texto, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é de autoria do deputado George Morais (PDT).

Segundo o autor, o objetivo é reconhecer e homenager esse povo. Ele destaca que a população representa uma parte significativa da identidade cultural e histórica da região, além de contribuir para o desenvolvimento local.

“Ao conferir este título, não apenas reconhecemos a importância da cultura Kalunga, mas também buscamos promover a preservação, a valorização e a difusão dessa rica herança cultural. A medida também visa fortalecer o turismo sustentável na região, gerando oportunidades econômicas para as comunidades kalungas”, diz trecho da justificativa.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o deputado, Cavalcante faz ações educativas e ambientais importantes e que mostram o compromisso da preservação da cultura Kalunga e fortalece os laços da população local e essas comunidades.

“Essa iniciativa contribuirá significativamente para a preservação, a valorização e a difusão da cultura Kalunga, que merece nosso reconhecimento e nosso respeito”, conclui sobre o projeto de lei nº 7098/23.

Veja Também