Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Comissão de Ética Pública aplica censura ética a ex-ministro do Turismo por ataque a LulaComissão de Ética Pública

Censura foi aplicado a ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto por ataque a Lula nas redes sociais

Postado em: 01-12-2023 às 20h31
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Comissão de Ética Pública aplica censura ética a ex-ministro do Turismo por ataque a LulaComissão de Ética Pública
Ex-ministro do Turismo foi punido por chamar Lula de "safado, ex-presidiário e cachaceiro" | Foto: Alan Santos/PR

A Comissão de Ética Pública da Presidência (CEP) puniu o ex-ministro do Turismo Gilson Machado com censura ética por ter xingado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi tomada por unanimidade pela comissão, que avaliou que Machado cometeu desvio ético em manifestação pública.

Em novembro de 2021, Machado chamou Lula de “safado, ex-presidiário e cachaceiro” em uma publicação no Twitter. Na ocasião, ele criticava uma viagem que Lula havia feito à Europa.

A censura ética é uma punição de caráter político para autoridades que já deixaram o cargo e fica registrada na ficha de quem a recebe por até três anos.

Continua após a publicidade

Em nota, a CEP disse que “liberdade de expressão não é absoluta” e que “o exercício da liberdade de expressão deve ser pautado pelo respeito e pela dignidade”. Machado disse que “respeita a decisão da comissão” e que “continuará defendendo suas convicções”.

Veja Também