Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Bela Vista tem ao menos 4 pré-candidatos com possíveis nomes de Lula e Caiado

Prefeita da cidade, Nárcia Kelly tem dois nomes da base para tentar a sucessão: o vice-prefeito e o presidente da Câmara Municipal

Postado em: 04-12-2023 às 07h36
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bela Vista tem ao menos 4 pré-candidatos com possíveis nomes de Lula e Caiado
Prefeita da cidade, Nárcia Kelly tem dois nomes da base para tentar a sucessão: o vice-prefeito e o presidente da Câmara Municipal | Foto: Reprodução

Em 2024, encerra o segundo mandato da prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly (PP). De olho na cobiçada cadeira do Executivo do município da região metropolitana de Goiânia, pelo menos quatro nomes aparecem como possíveis pré-candidatos, conforme informações de analistas. 

Um deles é o ex-prefeito Eurípedes do Carmo. Presidente do Podemos Goiás, ele disputou a corrida com Nárcia, em 2020, mas foi derrotado. A atual prefeita se reelegeu com 55,25% dos votos válidos contra 44,44% do ex-gestor. 

Nárcia foi vice de Eurípedes no passado. Em 2014, ela chegou a dizer em um site que foi insultada por membros do grupo do então prefeito. Naquele momento, ocorreu a exoneração de alguns secretários durante as férias dele. Houve um racha, mas, em 2020, ela afirmou não haver animosidades. 

Continua após a publicidade

“Somos adversários. Espero que ele me respeite, assim como sempre o respeitei”, disse à época. Apesar das críticas, não foi uma campanha problemática, naquele ano. 

Dessa vez, sem ela, Eurípedes pode ter destaque. A prefeita, todavia, deve tentar emplacar sucessor. No caso, o vice-prefeito Juliano Moreira (PL), que esteve com ela nos dois mandatos. 

Outra possibilidade é Dione do Cará, presidente da Câmara Municipal filiado ao Progressistas, mesmo partido de Nárcia. “Vamos apoiar aquela pessoa, homem ou mulher, do nosso grupo político que estiver em primeiro lugar na preferência da população, o que será aferido por meio de pesquisa”, declarou ela, em agosto deste ano ao podcast Bate-papo NG.  

E há, ainda, outro ex-prefeito, Marcos Teles, do PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como Eurípedes, a população reconhece a boa gestão do petista. Além do próprio chefe do Executivo Federal, ele também terá, se confirmado candidato, apoio do Secretário Executivo do Ministério de Relações Institucionais da Presidência República, Olavo Noleto.

A depender de como estará a gestão do presidente, em 2024, o apoio pode somar com a lembrança da população em relação ao mandato. O mesmo pode se dizer de Eurípedes do Carmo.

De volta ao presidente do Podemos Goiás, do Carmo tem boa reputação na cidade. Além disso, goza do apoio e confiança do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O gestor estadual segue com boa avaliação no Estado, tanto que pretende alçar voos maiores em 2026, disputando a presidência da República.

A disputa em 2024 pode representar um simbólico embate entre Caiado e Lula. Mas não é só isso, Eurípedes também pode ter o apoio de parte das igrejas evangélicas. 

Bela Vista tem, atualmente, mais de 34 mil habitantes e está a cerca de 50 km de Goiânia. Atual prefeita do município, Nárcia é advogada e foi vereadora, vice-prefeita e prefeita eleita em 2016. Em 2020, foi reeleita em eleição difícil contra o ex-prefeito de Eurípedes do Carmo. 

Em 2022, ela também declarou apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado. O PP, partido do qual ela é filiada, faz parte da base do governador. Presidente da legenda em Goiás, Alexandre Baldy comanda a Agência Goiana de Habitação (Agehab).

Veja Também