Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Cúpula militar espera que Maduro invada Guiana pelo mar

A região que está em disputa representa mais de 70% do território do país

Postado em: 06-12-2023 às 17h25
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Cúpula militar espera que Maduro invada Guiana pelo mar
A região que está em disputa representa mais de 70% do território do país. | Foto: Agência Brasil

Membros da cúpula militar brasileira esperam que a Venezuela invada a Guiana pelo mar, e não por terra. A região que está em disputa representa mais de 70% do território do país.

Militares de alta patente relataram ao Metrópoles que uma invasão por terra seria menos provável devido a dificuldade que as Forças Armadas venezuelanas teriam para adentrar a fronteira, por conta da selva.

Outra forma seria a invasão do Essequibo por meio da fronteira do Brasil com a Guiana. Porém, a segunda forma não deve ocorrer, já que o governo Lula sinalizou que não deve permitir que militares venezuelanos invadam a Guiana utilizando a fronteira do país com o Brasil.

Continua após a publicidade

A sinalização feita por lula ocorreu por meio do envio de veículos blindados pelo Exército brasilerio para a região da fronteira com a Venezuela, após o referendo feito por Maduro para a anexação de Essequibo.

Com isso, membros do Ministério da Defesa avaliam que o caminho mais viável seria invadir a Guiana pelo mar, por meio do Oceano Atlântico. Militares também acreditam que países como os Estados Unidos e Inglaterra devam se envolver na disputa, para tentar evitar que a Venezuele anexe a região.

Veja Também