Caiado promove passeio ciclístico no domingo em Aparecida

Chapa majoritária do candidato democrata passeou de bicicleta pelos parques de Goiânia e visitou o povoado de Areias

Postado em: 24-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado promove passeio ciclístico no domingo em Aparecida
Chapa majoritária do candidato democrata passeou de bicicleta pelos parques de Goiânia e visitou o povoado de Areias

Lucas de Godoi* 

O senador Ronaldo Caiado (Democratas) fez uma breve pausa na agenda de campanha na tarde de domingo (23) para, ao lado da esposa Gracinha Caiado, visitar a Igreja Nossa Senhora de Aparecida, no povoado de Areias, e orar em agradecimento a Deus pelas bênçãos recebidas.

Continua após a publicidade

“Minha mãe sempre nos trazia aqui quando éramos mais jovens para agradecermos por todas as dádivas e bênçãos recebidas pela nossa família. É uma tradição já de muitos anos que enche nossos corações de muita paz. Nesta igreja vínhamos rezar o terço e passou a ser um lugar especial onde me sinto mais próximo de Deus. Venho aqui nos momentos de reflexão, angústia, de decisões. E hoje, ao lado da minha esposa Gracinha, me sinto gratificado por esse ciclo tão especial de nossas vidas”, explicou.

A esposa Gracinha Caiado também rememorou momentos marcantes da vida do casal na igreja, onde o casal também esteve no final do ano passado para uma missa de ação de graças em agradecimento pela recuperação do senador Ronaldo Caiado, que sofreu um acidente em outubro do ano passado.

“Aqui também passou a ser um local muito especial para mim. Quando fiquei grávida de minhas filhas, Maria e Marcela, foi exatamente o primeiro lugar que visitei. Me sinto muito abençoada, assim como meu marido, pela saúde da nossa família e pelo carinho de tantos amigos”, resumiu.

Passeio ciclístico

Em alusão ao dia mundial sem carro, comemorado em 22 de setembro, o candidato ao governo de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) liderou um grande passeio ciclístico pelas ruas e principais parques de Goiânia na manhã de domingo (23). Entusiasta das práticas esportivas, Caiado também lembrou a importância da data como incentivo ao uso de meios de transportes alternativos, como forma de promover a mobilidade urbana e frear o aumento da poluição e de outros danos causados pelos veículos. “Colorimos a cidade, foi um belo passeio. O automóvel é um transporte de custo elevado, prejudicial à saúde. Temos que disseminar a cultura da bike e trabalhar medidas de apoio para os usuários de transportes alternativos. A bicicleta é um meio econômico, prático, limpo e saudável”, comentou o senador. 

O candidato a vice, Lincoln Tejota (PROS), também comemorou a adesão dos goianos ao passeio ciclístico. O deputado afirmou que o incentivo ao esporte é um dos compromissos da coligação “A Mudança é Agora”. “É uma data muito importante de reafirmar a preocupação com ecossistema e mobilidade urbana. Esse passeio demonstra nosso compromisso com a valorização do esporte e proteção do meio ambiente. É também uma excelente oportunidade de estarmos perto da população, mostrando que o Caiado vai ser um governado engajado com essas pautas”, pontuou o candidato.

O empresário Éder de Oliveira aproveitou a temperatura agradável para levar toda família ao programa dominical. Segundo o ciclista, é animador ver um candidato ao governo promovendo ações de incentivo ao uso de meios de transporte alternativo. “Espero que ele promova políticas públicas que promovam a mobilidade nas cidades de Goiás. É preciso também fazer campanhas para que as pessoas descubram novos meios de se locomover, mais saudáveis e seguros”, afirmou o empresário.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem carro é uma data internacional celebrada dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação ao carro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o carro também prejudica o bem-estar do indivíduo por colaborar para o sedentarismo, o estresse e a intoxicação. 

Wilder quer fazer mais ciclofaixas em Goiânia 

O senador Wilder Morais (DEM) quer unir ações de mobilidade aos eventos esportivos. Neste domingo, 23, ele celebrou as atividades esportivas por meio de passeio ciclístico que ocorreu na região central da Capital. 

Wilder é de longa data um entusiasta do ciclismo: desde a infância está envolvido em agropedaladas e ‘tunadas’ de bikes. Em Taquaral, na década de 1980, Wilder se especializou em tornar as bicicletas mais velozes e bonitas.

Na atualidade ele tornou-se praticante fiel do ciclismo. Ao lado de Ronaldo Caiado (DEM), Wilder tem realizado pedaladas e encontros com esportistas.

Tornou-se ativo na defesa dos esportes, principalmente destacando emendas parlamentares para a construção de quadras e centros para a prática de esportes.

Durante passeio ciclístico, Wilder afirmou que pretende atuar pela defesa da mobilidade através do uso das bicicletas e incentivo de criação de ciclofaixas e ciclovias. “Chegou a hora de mudarmos as cidades, tornando estes espaços mais democráticos. E o usuário de bike necessita disso, exige esta postura. Tenho vários amigos de pedais e sei da importância desta atividade”, diz Wilder.

Na pedalada, Wilder usou seu modelo Mountain Bike, mais usado para caminhos irregulares e que exigem do ciclista atenção com os obstáculos. É uma corrida mais lenta, mas difícil por conta do longo percurso.

Ao lado de Ronaldo Caiado, Wilder costuma fazer trilhas entre as cidades de Nerópolis, Santo Antônio e Terezópolis. Os dois conseguem cumprir bem o trajeto e inspirar novos praticantes.   

Wilder diz que está feliz pela recepção dos jovens por suas propostas para os esportes. “Neste Dia Mundial sem Carro percorremos as ruas de Goiânia, cerca de 16 km. Andamos pelas praças, conversamos com a população. Ouvi muito e sei que é preciso representar de forma qualificada este segmento dos esportes e mobilidade urbana”.

Juventude

O parlamentar defende o ciclismo, judô, karatê, futebol, capoeira, dentre outras atividades, como atividade estratégica para a juventude – a idade que mais incide os índices de violência. Para Wilder, o esporte pode ser catalisador da luta conta a violência. “Jovem praticando esporte não faz o mal”. 

E mais: Wilder defende a prática como formação ética que incentiva a disciplina. Para o senador, outra variante importante é a profissionalização da carreira do esportista e valorização do atleta, como agente de reconhecimento social e modelo para a coletividade.

“Acredito no esporte, sobretudo, como vitrine para os goianos se destacarem. Defendo a formação de um grupo de elite nos esportes para Goiás”, diz Wilder. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também