Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Senado deve instalar CPI para investigar Braskem

A CPI deve ser instalada na próxima terça-feira (12/12)

Postado em: 08-12-2023 às 15h50
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Senado deve instalar CPI para investigar Braskem
A CPI deve ser instalada na próxima terça-feira (12/12). | Foto: Senado

O Senado Federal deve instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Braskem, empresa responsável pela exploração de sal-gema que causou o afundamento de Maceió, no Alagoas. A CPI deve ser instalada na próxima terça-feira (12/12), conforme definido pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Antes da instalação, haverá uma reunião no gabinete do senador Omar Aziz (PSD-AM), cotado para presidir o colegiado. Na quinta-feira (7/12), líderes partidários indicaram nomes que faltamvam para a comissão. Pacheco, por sua vez, leu o requerimento de criação da CPI em Plenário em outubro.

Até o momento, foram indicados nove senadores, incluindo o próprio autor da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), dos 11 titulares necessários para a instalação da CPI: Efraim Filho (União-PB), Cid Gomes (PDT-CE), Omar Aziz (PSD-AM), Rodrigo Cunha (Podemos-AL), Jorge Kajuru (PSB-GO), Eduardo Gomes (PL-TO) e Wellington Fagundes (PL-MT). Entre os suplentes estão Magno Malta (PL-ES), Fernando Farias (MDB-AL), Cleitinho (Republicanos-MG), Leila Barros (PDT-DF) e Jayme Campos (União-MT).

Continua após a publicidade

O Partido Progressista (PP) apontou Dr. Hiran (RR) e os blocos Parlamentar Democracia – composto de MDB, União, Podemos, PDT – e o Resistência Democrática – formado por PT, PSD, PSB – ainda devem indicar um e dois membros, respectivamente

Com a maioria das indicações prontas, o colegido pode ser instalado, mas o começo dos trabalhos está previsto para o dia 1 de fevereiro de 2024, retorno do recesso parlamentar.

Veja Também