PV retira pré-candidatura em Goiânia para apoiar Accorsi

“Abriremos mão se tivermos o apoio em algumas cidades”, diz Cristiano Cunha, presidente do Partido Verde

Postado em: 01-02-2024 às 09h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PV retira pré-candidatura em Goiânia para apoiar Accorsi
Pelas redes sociais, Adriana disse que o "PV vai somar em Goiânia" | Foto: Reprodução

O presidente do PV em Goiás, Cristiano Cunha, retirou a pré-candidatura à prefeitura de Goiânia para apoiar o nome da deputada federal Adriana Accorsi (PT) no páreo. Eles tiveram uma reunião nesta semana, na capital, e fecharam o acordo. 

Pelas redes sociais, Adriana disse que o “PV vai somar em Goiânia”. Ela citou que o encontro contou com a presença de Cunha e também da diretora do PV Mulher em Goiás, Aline Silva; do presidente do PV em Goiânia, Rogério Papalardo; além do deputado estadual petista Mauro Rubem. “Estamos imbuídos no propósito de cuidar da nossa capital. Estamos Juntos”, escreveu.

O PV – junto com o PCdoB – faz parte da federação com o PT. Anteriormente, o Partido Verde tinha colocado a pré-candidatura de Cristiano Cunha, tendo ele, inclusive, reclamado da postura do Partido dos Trabalhadores. Ele criticou a ausência de diálogo. 

Continua após a publicidade

Em entrevista ao Jornal O Hoje, no ano passado, Cunha chegou a dizer que o PT queria “tudo”. “Como o PV está na federação, a maioria dentre os três partidos resolve para onde vai. Tenho tentado ficar mais próximo do PCdoB, porque se nós dois caminharmos juntos, decidiremos o caminho da federação, já que cada um tem um voto”, argumentou naquele momento. 

A situação, contudo, foi pacificada esta semana. O próprio Cristiano Cunha confirmou ao veículo de comunicação. “Tivemos uma conversa essa semana e abriremos mão se tivermos o apoio do PT em algumas cidades. E uma delas é Senador Canedo, que pretendo me candidatar a vereador já que resido na cidade”, destacou. 

De acordo com ele, o PV deve ter candidatos próprios à prefeituras, como em Santo Antônio do Descoberto. “Ainda estamos conversando em outras cidades”, não dá detalhes. Com o acerto, o PT vai trabalhar para chapas competitivas e equilibradas com os três partidos da federação.

Inclusive, sobre a federação, a partir da próxima semana o colegiado passa a ser presidido pelo PCdoB, de acordo com Cunha. Assume o comandante da legenda no Estado, Honório Rocha. É preciso citar, a legenda também colocou uma pré-candidatura à prefeitura de Goiânia, a do professor Fábio Tokarski. A tendência é que ele também retire o nome para apoiar Adriana.

Visitas à esquerda

No intuito de atrair mais partidos de esquerda para fortalecer a pré-candidatura em Goiânia, a deputada Adriana Accorsi segue com reuniões. Além do PV esta semana, na terça-feira (30) ela esteve com a diretoria do PSOL e da Rede – partidos que também estão federados. 

“Numa reunião inspiradora, tive a honra de estar ao lado de Alexandre França, porta voz da Rede; Cíntia Dias, presidenta do PSol; e Mauro Rubem, deputado estadual pelo PT, que compartilha nosso sonho”, escreveu no X (antigo Twitter). Juntos e juntas, mergulhamos em diálogos profundos sobre o futuro de Goiânia. Unindo forças, estamos empenhados em tecer, com mãos entrelaçadas, o tecido de uma cidade mais justa e democrática para somar por Goiânia”, completou.

Veja Também