Brasil possui mais templos religiosos do que estabelecimentos de ensino e saúde somados, divulga Censo 

Em Goiás, os números seguem o mesmo padrão nacional | Foto: pvproductions/Freepik

Postado em: 02-02-2024 às 18h24
Por: Isadora Miranda
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil possui mais templos religiosos do que estabelecimentos de ensino e saúde somados, divulga Censo 
Em Goiás, os números seguem o mesmo padrão nacional | Foto: pvproductions/Freepik

Nesta sexta-feira (2), foram divulgados os novos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento revelou que, no Brasil, existem mais espaços religiosos do que a soma de estabelecimentos de ensino e de saúde. Em Goiás, os números são: 7.337 para locais de ensino, 7.872 para saúde e 18.970 para religiosos — seguindo o mesmo padrão do cálculo nacional. No geral, a análise abarca 152 munícipios com mais de 200 mil habitantes.  

Estabelecimentos religiosos 

Segundo o Censo, estabelecimentos religiosos podem ser relativos às mais diversas crenças: igrejas, centros espíritas, terreiros e outros.  

Na lista, 8 das 10 primeiras cidades do ranking ficam no Rio de Janeiro. A maior proporção se concentra em Itaboraí (RJ), onde existem 1.423 estabelecimentos religiosos para 224,3 mil pessoas. Assim, para cada 158 indivíduos, temos um templo de religião. Em Magé, também no Rio de Janeiro, existe um local destinado a religiosidades para cada 161 pessoas. Nova Iguaçu ocupa o terceiro lugar do ranking, tendo a proporção de 188 habitantes para cada estabelecimento.  

Continua após a publicidade

Estabelecimentos de ensino 

Em concordância com os critérios do Censo, “estabelecimentos de ensino” se referem a escolas particulares e públicas, universidades, creches e qualquer outra instituição formalizada. 

O topo do ranking pertence a Santarém, no Pará. No cálculo, existe um estabelecimento a cada 547 habitantes. Em segundo lugar, vem Feira de Santana — a cidade conta com um endereço do tipo para cada 693 indivíduos. A terceira colocação, por sua vez, é ocupada por Lauro de Freitas, com um local de ensino para cada 731 pessoas.  

Estabelecimentos de saúde  

De acordo com o Censo, estabelecimentos de saúde são relativos a hospitais, postos de saúde e unidades de saúde pública e privada. Entretanto, conforme critérios do IBGE, consultórios médicos não entram no cálculo.  

Em primeiro lugar, aparece Presidente Prudente (SP). A cada um estabelecimento de saúde, existem 358 pessoas. Em Marília (SP), a cada um endereço do tipo, há um grupo de 374 habitantes. Rio Claro, também em São Paulo, é responsável por ocupar a terceira colocação do ranking, contando com um local de saúde para cada 446 pessoas.  

Veja Também