Lula visitará Goiás em março para inaugurar campus em Aparecida, diz Kajuru 

Viagem marca primeira agenda do petista no estado desde que foi eleito para 3º mandato presidencial

Postado em: 12-02-2024 às 10h25
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula visitará Goiás em março para inaugurar campus em Aparecida, diz Kajuru 
Viagem marca primeira agenda do petista no estado desde que foi eleito para 3º mandato presidencial | Foto: Reprodução/Twitter

Após intenso périplo internacional no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer viagem oficial a Goiás no mês de março em sua primeira visita ao estado desde que foi eleito para o 3º mandato presidencial. No roteiro, o primeiro compromisso do petista deverá ser a inauguração do câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida de Goiânia. 

Ao jornal O HOJE, o senador Jorge Kajuru (PSB) confirmou a visita de Lula. Segundo ele, ainda não há data definida para a viagem, mas ela será feita “em março, com certeza absoluta”, garantiu. Goiás integra a lista dos oito estados brasileiros que não receberam visita do presidente ao longo de 2023. 

Em uma live às vésperas do Natal, Lula defendeu-se das críticas sobre cumprir mais agendas no exterior do que no próprio país. “Se prepare, porque eu viajei muito para o exterior, em 2023, mas ano que vem quem tiver com saudade do Lulinha se prepare, porque eu e a Janja vamos percorrer esse país”, disse o presidente na ocasião.

Continua após a publicidade

A intensificação das viagens pelo Brasil ocorre em um momento estratégico, quando Lula tenta recuperar a tração do PT nas cidades, focalizando o pleito municipal deste ano. O presidente esteve no Nordeste em janeiro, quando começou o itinerário por estados como Bahia, Pernambuco e Ceará. Em Goiás, ao dar pontapé visitando o município da região metropolitana de Goiânia — comandado há décadas por nomes do MDB —, o mandatário passa a sinalizar confronto com quadros ligados à direita em regiões historicamente opostas ao PT.

De acordo com integrantes do PT goiano, o convite para que Lula estivesse presente na inauguração do câmpus da UFG em Aparecida de Goiânia partiu da própria comunidade acadêmica, sendo endossado por lideranças partidárias e políticas ao longo das últimas semanas. 

Petistas afirmaram à reportagem que a inauguração da obra reforça a ideia de “como as gestões Lula tiveram a educação como prioridade”. A UFG funciona em Aparecida desde 2014, e dividiu espaço por cerca de nove anos com as instalações da Universidade Estadual de Goiás (UEG) antes de ter a sede própria. 

Embora a inauguração do edifício da UFG na região esteja prevista para março, as obras da unidade da federal estão concluídas há cinco anos. Por falta de infraestrutura básica na localidade, os planos de receber os alunos foram adiados. No entanto, desde setembro do ano passado o novo câmpus da universidade passou a funcionar normalmente. 

Detalhes acerca de outros compromissos do presidente Lula em Goiás deverão ser definidos em reuniões do mandatário com lideranças partidárias nas próximas semanas. Em junho do ano passado, o petista tinha em sua agenda uma viagem oficial a Rio Verde, município no interior do estado, para inauguração da Ferrovia Norte-Sul. Devido ao tempo fechado na cidade, o que impediria a aeronave de pousar em segurança, a agenda foi cancelada. De acordo com a Presidência da República, Lula ainda aguardou cerca de 1h20 na Base Aérea de Brasília, mas não pôde decolar.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), já repetiu em algumas ocasiões que Lula será “bem recebido” quando viajar ao estado. “Lula não pôde, por questões climáticas, chegar a Rio Verde na inauguração da Ferrovia Norte-Sul. Eu estava lá para recebê-lo. E no momento que ele marcar, também estarei para recebê-lo e com todas as honras — como deve ser recebido um presidente da República —, com todas as liturgias do cargo e todo o respeito que eu tenho e que sempre foi minha maneira de agir”, afirmou Caiado em uma coletiva de imprensa. 

Veja Também