Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Visita de Lula a Goiás pode endossar pré-candidatura de Vilmar em Aparecida

Atual prefeito do município é pré-candidato natural pelo MDB e deve contar com apoio do PT

Postado em: 13-02-2024 às 08h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Visita de Lula a Goiás pode endossar pré-candidatura de Vilmar em Aparecida
Além de Mariano, pré-candidato natural à reeleição pelo MDB, outro postulante no páreo é o deputado federal Professor Alcides (PL) | Foto: Câmara Municipal de Aparecida

Francisco Costa e Gabriel Neves

A possível visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Aparecida de Goiânia, no próximo mês, deve dar novos contornos à influência do governo federal na disputa pelo município, hoje governado pelo prefeito Vilmar Mariano (MDB). 

A viagem do mandatário, segundo disse o senador Jorge Kajuru (PSB) ao jornal O HOJE, prevista para março e sem data definida, terá como primeiro compromisso a inauguração do novo câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida. 

Continua após a publicidade

Além de Mariano, pré-candidato natural à reeleição pelo MDB, outro postulante no páreo é o deputado federal Professor Alcides (PL). Endossado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar ainda não teve sua pré-candidatura a prefeito da cidade lançada de forma oficial. 

Em evento do PL Mulher, em Goiânia, no ano passado, Bolsonaro não falou objetivamente sobre a eleição em Aparecida, mas afirmou que a sigla teria a intenção de ter Professor Alcides como pré-candidato. 

“É um estado pujante. Do centro-oeste. Onde os números são muito favoráveis levando em conta o restante do nosso país. Aparecida de Goiânia é um dos municípios mais importantes que temos aqui”, disse o ex-presidente na ocasião. 

Uma das estratégias do PL é justamente fazer uma quantidade maior de prefeitos e vereadores nesta eleição — mesma abordagem esperada pelo PT, partido de Lula, que também buscará influir de forma mais significativa nos municípios brasileiros. 

Aliados de longa data, Vilmar Mariano e o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (PRD, rumo ao MDB), devem continuar a oferecer apoio mútuo neste pleito. Apesar de Mendanha concentrar seus esforços em Goiânia neste ano, conforme apurado pelo O HOJE, isso não o impedirá de participar ativamente da campanha de reeleição de Mariano.

Na semana passada, o deputado estadual Veter Martins (PRD), ex-vice de Mendanha durante seu primeiro mandato, declarou que o ex-prefeito é o principal avalista do atual gestor. “Campanha majoritária é grupo e nós temos o melhor avalista, que é o Gustavo”, disse. 

Martins enfatizou que Mariano possui boas chances de manter uma ampla base de apoio, como ocorreu em 2020. As alianças na reeleição de Mendanha incluíram o PL, PMN, PSD, Podemos, PSL (agora União Brasil, após a fusão com o DEM), PSB, Patriota (que se fundiu com o PTB para formar o PRD), PP, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, PV, DC, PT, Solidariedade, PCdoB, PDT e Cidadania.

O deputado observou que Mariano está realizando obras em todas as regiões e tem sido ativo na pavimentação de estradas. Além das obras já em andamento, estão previstas outras para serem iniciadas. 

Ele ressaltou que Mariano segue o ritmo das gestões anteriores, referindo-se a Mendanha e Maguito Vilela, e que, portanto, estará preparado quando os atores e líderes entrarem em cena. Martins também afirmou que estará ativamente envolvido como cabo eleitoral. “Serei liderado. Meus líderes são Vilmar e Gustavo”, destacou ao jornal O HOJE. 

Segundo maior colégio eleitoral de Goiás, Aparecida de Goiânia é uma cidade governada há décadas por quadros do MDB, e tem em seu histórico uma relação de coalizão com o PT, sem candidatura própria neste pleito. A visita de Lula ao município deve não apenas sinalizar apoio à pré-candidatura de Vilmar Mariano à reeleição, mas também poderá ser interpretada como um gesto para minar o apoio ao bolsonarismo, representado até agora pelo principal adversário, Professor Alcides.

Veja Também