Grupo de Adib começa a definir quebra-cabeças de chapa em Catalão

Secretário de Saúde de Adib, Velomar Rios, deve deixar a pasta a qualquer momento para se lançar pré-candidato do grupo em Catalão sob a benção do Palácio das Esmeraldas

Postado em: 19-02-2024 às 11h00
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Grupo de Adib começa a definir quebra-cabeças de chapa em Catalão
Secretário de Saúde de Adib, Velomar Rios, deve deixar a pasta a qualquer momento para se lançar pré-candidato do grupo em Catalão sob a benção do Palácio das Esmeraldas | Foto: Divulgação

Em alguns casos, não é possível mais aguardar colocar em campo, como estratégia político-partidária, os nomes escolhidos por grupos para o pleito de outubro. E é com este sentimento que o ajuntamento do prefeito de Catalão, Adib Elias, tem dado ‘ok’, incluindo ele, que é o cacique tanto da cidade quanto da região, para nomes como o atual secretário de Saúde da Cidade, Velomar Rios. E do que poderia ser o vice: a dúvida é quem. Poderia ser Nelson Martins Fayad ou Leovil Fonseca Júnior. 

A intenção, evidentemente, é dar continuidade ao legado de Adib Elias no poderio político-administrativo no município. Existe uma preocupação contundente de como ficaria o legado de Adib caso o seu escolhido à disputa fosse derrotado. Este é um dos motivos de que parte de seu entorno esteja velejando por um ideário: apoio irrestrito a Velomar Rios.

Com sangue emedebista, tal qual Adib Elias, Velomar já foi prefeito de Catalão e, atualmente, é um dos homens de confiança do prefeito, afinal, se concentra na respeitada pasta da Saúde, da qual deve deixar em março para disputar a eleição deste ano.

Continua após a publicidade

Uma fonte ouvida pelo jornal O Hoje há alguns dias afirmou que Velomar é um nome bom. É reconhecido na cidade, bem popular e tem votos. Tudo, ou quase tudo, o que Adib quer. “Mas Adib quer mais”, disse a fonte, que completou: “Quer alguém de muita confiança para não colocar os pés entre as mãos”. 

Com o MDB às mãos, afinal Adib retornou ao comando ao partido de Daniel Vilela há pouco tempo, o prefeito vai ter mais poder – se é que é possível obter mais em Catalão. Após negociação com o staff político do Palácio das Esmeraldas, ou seja, Vilela e com o próprio governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Adib ocupou o comando da sigla no lugar dos irmãos Galdino. “O martelo foi batido no Palácio das Esmeraldas nesta terça-feira (30) [de janeiro] que também acertou a filiação de vários prefeitos da região à base caiadista”, escreveu Wilson Silvestre, na coluna Xadrez do jornal O Hoje e emendou no registro: “Uma parte das lideranças deve se filiar ao MDB e outra, no União Brasil mantendo o respeito às divergências em cada município, mas com todos comprometidos em apoiar o projeto em Daniel governador em 2026”.

No acerto já estava prevista a indicação do nome do secretário de Saúde para concorrer à prefeitura, pois ele lidera as intenções de votos, em parte, devido ao reconhecido trabalho à frente da saúde. Na vaga de vice, o nome mais ventilado é o Secretário de Habitação, Leovil Júnior, Jami Calife ou Nelson Fayad. O deputado federal José Nelto (Podemos) acredita que o acordo mediado pelo governador Caiado põe fim a uma disputa em que todos sairiam perdendo. A dúvida, no entanto, é a seguinte: o grupo de Adib teria apoio dos irmãos Galdino, Elder, Elson e o ex-prefeito de Ouvidor, Onofre?

Mesmo que não, contudo, há uma expectativa bom em volta das últimas movimentações. O prefeito está satisfeito com o acordo. Em 2026, se quiser, pode angariar até uma das 17 vagas na Câmara dos Deputados, com apoio do então candidato ao governo Daniel Vilela e ao então, como tudo indica, candidato a presidente da República Ronaldo Caiado. 

E Caiado vai precisar de homens e mulheres de personalidade para montar um time forte no Congresso Nacional, caso eleito. É preciso governabilidade. Foi assim com Major Vitor Hugo, do PL, que foi líder de Jair Bolsonaro. E da deputada federal Adriana Accorsi (PT), atualmente, como uma das vozes imponentes de Lula na Câmara dos Deputados. O petista ainda tem como líder do Senado, o senador Jorge Kajuru (PSB). 

Veja Também