Em visita a Goiás, ministro participa da abertura da temporada de pesca esportiva

Meta do governo é que estado fique entre os três melhores destinos em todo o país para a prática da modalidade

Postado em: 20-02-2024 às 07h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Em visita a Goiás, ministro participa da abertura da temporada de pesca esportiva
Ao menos quatro competições terão apoio do governo de Goiás para sua realização | Foto: Rômulo Carvalho/Secom

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), participou da abertura da temporada de pesca esportiva em Goiás na manhã desta segunda-feira (19), em evento no Palácio das Esmeraldas. Ele afirmou que o reforço da segurança pública, a melhoria da malha rodoviária e a gestão do secretariado do governo estadual são os motivos que fazem o setor ter méritos no estado. Ao menos quatro competições terão apoio do governo de Goiás para sua realização.

A pesca esportiva tem como principal característica a devolução dos peixes vivos para a água. O Executivo estadual quer alçar Goiás ao pódio dos três melhores destinos em todo o país para praticar a modalidade. “Repovoar os rios, cuidar do meio ambiente e promover qualidade de vida para os que vivem nas regiões ribeirinhas. A pesca esportiva tem uma característica: ela atende as regiões mais carentes, promove a educação ambiental e dá renda para as pessoas”, disse o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em entrevista coletiva.

Os torneios do Circuito Goiano de Pesca Esportiva e Gigantes do Araguaia acontecem entre março e outubro e, segundo o governo, devem receber investimento de mais de R$ 1 milhão através da Goiás Turismo. Caiado também afirmou que  “o setor tem se desenvolvido com sofisticação nos últimos anos e que tem fomentado a educação nas regiões onde está presente”. 

Continua após a publicidade

No caso do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, são previstas oito etapas em sete municípios: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão e Niquelândia. Já o Gigantes do Araguaia ocorre em Aruanã, Nova Crixás (distrito de Bandeirantes) e São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves). Os eventos para mulheres, o “Tucuna Queen”, em Três Ranchos, e o “Encontro de Pescadoras”, em Luiz Alves, são novidades para o setor. 

Peixe para o Alvorada 

Caiado confirmou a informação de que enviou um peixe para repovoar o lago do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. O governador disse que o pedido foi do ministro André de Paula, por quem declara ter grande consideração e uma amizade pessoal. No início do governo do presidente Lula (PT), o mandatário recuperou o lago do Alvorada e pediu ajuda ao ministro “na missão” de encher o local de peixes. 

“Eram muitas as espécies que ele [Lula] queria. Perguntei: ‘Meu Deus, onde vou arrumar esses peixes?’ Liguei para o governador Ronaldo Caiado, e ele imediatamente resolveu essa parada do presidente. Se hoje Lula pode pescar, se o lago do Alvorada hoje tem peixe, a gente deve ao Caiado”, contou o ministro da Pesca.  

Eleições municipais

Durante a coletiva de imprensa, André de Paula também declarou que a aliança entre PSD e PT pode se repetir em Goiânia na disputa pela Prefeitura. O ministro, no entanto, ponderou que não acompanha a política da Capital goiana e que a interpretação sobre esse assunto, segundo ele, é baseada na composição que pode ser vista no governo federal, em que o PSD ocupa três ministérios na Esplanada (Pesca e Aquicultura, Minas e Energia e Agricultura). 

“Há um vínculo nacional que pode ser reproduzido em todos os estados, ou em parte deles, porque sabemos que a eleição é municipal e nem sempre é possível reproduzir a mesma aliança em todos os municípios”, afirmou. 

O evento de abertura da temporada de pesca também contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, de diversos secretários do governo estadual, representantes do setor, o prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon (Cidadania), e a prefeita de São Miguel do Araguaia, Azaide Borges (PP). Os deputados federais Zacharias Calil (UB) e Adriano do Baldy (PP) também estavam presentes e falaram no evento. 

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), que na semana passada, durante a abertura dos trabalhos do Legislativo, reafirmou a desistência de disputar a Prefeitura de Goiânia, chegou ao evento por volta de 11h50, aproximadamente 1h30 após o início, durante a fala do ministro da Pesca, que foi o último a se pronunciar. Nas redes sociais, ele posou para foto com o governador Ronaldo Caiado e André de Paula.

Veja Também