Nova pesquisa confirma vantagem de Gomide em Anápolis

Rejeição do petista é de 15%. Márcio Corrêa, do MDB, está tecnicamente empatado com outros dois nomes, segundo levantamento da Serpes

Postado em: 26-02-2024 às 12h20
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova pesquisa confirma vantagem de Gomide em Anápolis
Mesmo em um cenário mais amplo, com 12 outros nomes incluídos, petista aparece com 47,4% das intenções de voto | Foto: Sérgio Rocha/Alego

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) aparece na liderança da disputa pela prefeitura de Anápolis. É o que mostra a mais recente pesquisa da Serpes, divulgada na sexta-feira (23). De acordo com o levantamento, mesmo em um cenário mais amplo,com 12 outros nomes incluídos, o petista aparece com 47,4% das intenções de voto, o que o faz estar 36,4 pontos à frente do deputado estadual Amilton Filho (MDB), que aparece em segundo lugar, com 11%.

Na sequência, estão tecnicamente empatados o vereador Leandro Ribeiro (PP), com 6,3%; o deputado federal Márcio Corrêa (MDB), com 5,8%; e o vice-prefeito Márcio Cândido (PSD), com 4,2%. A pesquisa também inclui os nomes do ex-prefeito Pedro Sahium (PDT), com 2,7%; o ex-presidente do Ipasgo Hélio Lopes (PSDB), com 2,3%; Kim Abrahão (Novo), com 2%; Léo Batista (DC), com 1,2%; Rebeca Romero (MDB), com 1%; o vereador  Lisieux Borges (PT), com 0,5%; e Eugênio Lourenço (PSOL), com 0,2%.

A pesquisa da Serpes foi feita entre os dias 19 e 20 de fevereiro e entrevistou 601 pessoas. 6,5% disseram que anulariam o voto ou não votariam, e 9% não decidiram. A margem de erro é 4 pontos percentuais. 

Continua após a publicidade

Em um cenário com nove nomes, Gomide permanece na liderança com 51,9%, seguido por Amilton Filho, com 13,8%, e Márcio Cândido, com 6%. Já em um terceiro cenário, com oito pré-candidatos, o petista chega a 57,7% nas intenções de voto para a Prefeitura de Anápolis. Nesta prospecção, Corrêa e Cândido alcançaram 8% e 6,8%, respectivamente. 

No âmbito da rejeição, Gomide também lidera a lista da pesquisa, com 15%. Amilton Filho aparece na sequência, com 8,8%. Outros 2,7% disseram que não votariam de jeito nenhum em Márcio Corrêa e Márcio Cândido. O levantamento também questionou quem votaria no candidato apoiado pelo prefeito Roberto Naves (Republicanos). 43,8% dos entrevistados respondeu que certamente não; 29,3% disseram que talvez; 22,8% afirmaram que sim, e 4,2% preferiu não opinar. A Serpes divulgou que 45,6% desaprovam a gestão de Naves, enquanto os que aprovam somam 45,4% e 9% não responderam. 

A pesquisa foi feita em um momento em que Anápolis vê crescer a adesão ao nome de Corrêa, o mais cotado para ser lançado pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à Prefeitura do município. Na semana passada, conforme mostrou este jornal, o deputado estadual Amilton Filho, do MDB, manifestou apoio ao correligionário nas eleições municipais deste ano, num gesto que sugere o fortalecimento da polarização entre bolsonarismo e petismo na cidade.

Isso porque além de ter a chance de sua pré-candidatura obter o endosso de Caiado, Corrêa também é ligado ao grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em dezembro do ano passado, o emedebista foi o único parlamentar goiano a compor a comitiva de Bolsonaro na viagem para a posse do presidente Javier Milei, na Argentina. Nessa ocasião, estavam presentes figuras políticas graúdas do bolsonarismo como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Nessa mesma toada, Corrêa esteve neste domingo (25) no ato organizado por Bolsonaro na avenida Paulista, em São Paulo (SP), em que o ex-mandatário objetivou se defender das atuais acusações e investigações da Polícia Federal contra ele. Pelas redes sociais, o parlamentar fez um vídeo vestido com a camiseta da Seleção Brasileira e justificou que foi até a capital paulista para “representar Anápolis em nome da democracia e da liberdade” e o que o Brasil “jamais vai virar uma Cuba ou uma Venezuela porque temos um povo aguerrido”. 

A pesquisa divulgada pela Serpes neste fim de semana não se distancia do levantamento do Paraná Pesquisas, publicado no início de fevereiro, que mostrou Gomide ostentando a liderança em três cenários diferentes. No primeiro, o petista aparecia com 43,5% à frente do segundo colocado, o ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL), com 14,9%, e do terceiro mais cotado, o deputado federal Márcio Corrêa, com 13,4%.

Apesar de Gomide figurar no topo das duas pesquisas, o perfil do eleitorado do município sugere uma preferência maior pelos nomes da direita. Em Anápolis, na eleição de 2022, a opção pelo candidato de direita foi de 63,3%, enquanto o presidente Lula (PT) obteve apenas 27,8%. 

Veja Também